Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57604
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CONSENTINO, Marianne Tezza | - |
dc.contributor.author | CORDEIRO, Lucas Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-30T18:09:40Z | - |
dc.date.available | 2024-08-30T18:09:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-26 | - |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, Lucas Carvalho. Eu sou eu e sou o outro: as técnicas da palhaçaria e da bufonaria como impulsionadoras da capacidade de jogo em atores iniciantes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro) -Universidade Federal de Pernambuco: Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57604 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a investigar possíveis contribuições das técnicas da palhaçaria e da bufonaria para o desenvolvimento da capacidade de jogo no trabalho de atores e de atrizes iniciantes no Teatro. Por meio de relato de experiência, este estudo apresenta a prática pedagógica, no ensino do Teatro, proposta ao Grupo Arte em Movimento, do IFPE, campus Recife, baseada em jogos e em exercícios cômicos, a fim de treinar a improvisação, a aceitação do fracasso, a coletividade, o prazer da brincadeira, o tempo de resposta, a parceria e a troca com o outro, habilidades aqui defendidas como inerentes ao estado e à capacidade de jogo. Apoiado em diversos teóricos do Teatro, mais especificamente da palhaçaria e da bufonaria, busca-se construir, neste trabalho, uma argumentação que defende a Arte teatral como uma Arte do jogo; um jogo que não se joga sozinho. | pt_BR |
dc.format.extent | 99p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Atuação | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Palhaço | pt_BR |
dc.subject | Bufão | pt_BR |
dc.title | Eu sou eu e sou o outro: as técnicas da palhaçaria e da bufonaria como impulsionadoras da capacidade de jogo em atores iniciantes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1045518527630070 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0865770431210673 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to investigate possible contributions of clowning and buffoonery techniques to the development of playing capacity in the work of actors and actresses beginning in Theater. Through an experience report, this study presents the pedagogical practice, in the teaching of Theater, proposed to the Arte em Movimento Group, at IFPE, Recife campus; based on games and comic exercises, in order to train improvisation, acceptance of failure, collectiveness, pleasure in play, response time, partnership and exchange with others, skills defended here as inherent to the state and capacity of playing. Supported by several Theater theorists, more specifically clowning and buffoonery, this work seeks to build an argument that defends theatrical art as an art of play; a game that cannot be played alone. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Teatro – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0009-0000-2263-7713 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lucas Carvalho Cordeiro.pdf | 9,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons