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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57388
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Thaís Araújo da | - |
dc.contributor.author | PIRES, Marcos Antonio Ferreira | - |
dc.contributor.author | GUEDES, Otávio Augusto José Marques | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T14:38:47Z | - |
dc.date.available | 2024-08-15T14:38:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-14 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, Marcos Antonio Ferreira; GUEDES, Otávio Augusto José. Percepções sobre o ser enfermeiro na óptica de estudantes de enfermagem do sexo masculino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57388 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar as percepções de estudantes de Enfermagem do sexo masculino da Universidade Federal de Pernambuco sobre o ser enfermeiro. Pesquisa qualitativa e exploratória, cujo método para coleta de dados foi uma entrevista feita por meio de um questionário semiestruturado. A análise dos dados revelou que, mesmo reconhecendo a importância da enfermagem, os estudantes enfrentaram obstáculos devido à percepção social predominante de que a profissão é essencialmente feminina. As decisões desses estudantes foram moldadas por motivos pessoais e experiências anteriores, especialmente pela influência da família. Apesar do reconhecimento da contribuição positiva dos enfermeiros do sexo masculino, persistem estigmas e preconceitos de gênero, impactando a integração e apresentando desafios ao fornecer cuidados íntimos a pacientes do sexo feminino. Mesmo diante de restrições acadêmicas e da sensação de serem uma minoria, os estudantes aspiravam diversas especializações, visando superar desafios de gênero e serem reconhecidos como profissionais competentes, pautados em valores éticos A pesquisa concluiu que apesar das dificuldades enfrentadas por esses estudantes foi ressaltada a necessidade de implementar estratégias de suporte para fomentar a igualdade de gênero e estimular o desenvolvimento profissional desses futuros enfermeiros. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estudantes de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Estereotipagem de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Escolha profissional | pt_BR |
dc.subject | Percepção Social | pt_BR |
dc.subject | Papel de Gênero | pt_BR |
dc.title | Percepções sobre o ser enfermeiro na óptica de estudantes de enfermagem do sexo masculino | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9776522752627155 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to analyze the perceptions of male Nursing students at the Federal University of Pernambuco regarding the nursing profession. It is a qualitative and exploratory research, where data collection was conducted through interviews using a semi-structured questionnaire. Data analysis revealed that, despite recognizing the importance of nursing, students faced obstacles due to the prevailing social perception that nursing is essentially a female profession. The decisions of these students were shaped by personal reasons and previous experiences, especially family influence. Despite acknowledging the positive contribution of male nurses, gender stigmas and prejudices persist, impacting integration and presenting challenges when providing intimate care to female patients. Despite academic restrictions and the feeling of being a minority, students aspired to various specializations, aiming to overcome gender challenges and be recognized as competent professionals guided by ethical values. The research concluded that despite the difficulties faced by these students, there is a need to implement support strategies to promote gender equality and stimulate the professional development of these future nurses. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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