Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57305
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Fábio Cavalcante de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Jean Dias dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T17:47:26Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T17:47:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-08 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jean Dias dos. O Percurso da Estética Simbolista em relação à Crítica Literária no Brasil: da marginalização para o resgate e sua apresentação nos materiais didáticos de ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras – Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57305 | - |
dc.description.abstract | Considerando um contexto histórico onde a crítica brasileira era influenciada pelo determinismo biográfico de uma crítica francesa positivista, foi preciso reconhecer que o processo crítico do século XIX exerceu um papel excludente no que diz respeito a recepção da estética simbolista. Adiante, no século XX, o processo de revisão dessa crítica trouxe à luz uma poética que revelava um caráter experimental e moderno, o que antecede até mesmo os ideais do movimento modernista brasileiro, o que resultou, nos estudos literários, em um futuro processo de exploração do que foi produzido. Porém, pondo em estatística a parcela de autores revelada no Panorama do Movimento Simbolista Brasileiro, de Andrade Muricy (1965), percebe-se uma lacuna imensa no que vem a fazer parte do atual cânone da Literatura Brasileira a respeito da estética simbolista. Isso posto, o presente trabalho tem por objetivo investigar esse processo da crítica que levou a estética simbolista para a periferia do cânone literário, utilizando conceitos de crítica formulados por Andrade (2020) e apoiado nos preceitos historiográficos de Cândido (2015) e Leminski (1983), bem como o reflexo disso no ensino de Literatura no ensino básico, pois, se existe uma curva exploratória dos estudos literários sobre o Simbolismo, mesmo que a longo prazo, os resultados deveriam ser vistos nos livros didáticos. Porém, estes ainda estão presos a um reducionismo que mostra apenas pouquíssimos autores, com uma redução maior ainda no que diz respeito a sua produção. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Crítica Literária | pt_BR |
dc.subject | Movimento Simbolista | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.title | O Percurso da Estética Simbolista em relação à Crítica Literária no Brasil: da marginalização para o resgate e sua apresentação nos materiais didáticos de ensino | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6772973283950480 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0140051673649772 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Considering a historical context in which Brazilian criticism was influenced by the biographical determinism of French positivist criticism, it was necessary to recognize that the critical process of the 19th century played an excluding role when it came to the reception of symbolist aesthetics. Later, in the 20th century, the process of revising this criticism brought to light a poetics that revealed an experimental and modern character, which predates even the ideals of the Brazilian modernist movement, which resulted, in literary studies, in a future process of exploring what was produced. However, if we consider the number of authors revealed in Andrade Muricy's Panorama of the Brazilian Symbolist Movement (1965), we can see that there is a huge gap in the current canon of Brazilian literature regarding the Symbolist aesthetic. With this in mind, the aim of this paper is to investigate the critical process that led Symbolist aesthetics to the periphery of the literary canon, using critical concepts formulated by Andrade (2020) and supported by the historiographical precepts of Cândido (2015) and Leminski (1983), as well as the reflection of this in the teaching of Literature in basic education, because, if there is an exploratory curve of literary studies on Symbolism, even if in the long term, the results should be seen in textbooks. However, they are still trapped in a reductionism that shows only a very few authors, with an even greater reduction in their production. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jean Dias dos Santos.pdf | 372,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons