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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57287
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Sandro Valença da | - |
dc.contributor.author | BASTOS, Antônio Fagner da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T12:23:49Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T12:23:49Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-13 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-09 | - |
dc.identifier.citation | BASTOS, Antônio Fagner da Silva. Implementação de políticas públicas não excludentes para usuários de bicicletas de Caruaru (PE): abordagem do modal bicicleta à luz da teoria da complexidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57287 | - |
dc.description.abstract | Em virtude de as preocupações com mobilidade urbana serem prementes, espera-se que políticas públicas direcionadas a ela sejam bem implementadas. Em um país como o Brasil, marcado por patentes desigualdades sociais, urge a necessidade de que se estabeleçam soluções em mobilidade urbana que possam realmente ter caráter equitativo. Das diferentes opções para a mobilidade urbana, a bicicleta se destaca por ser um modal com amplos predicados, no que tange à sustentabilidade. Porém, a preocupação, que fez emergir este estudo trata da possibilidade de a bicicleta poder se tornar um modal excludente. O que se daria em virtude de uma virtual tendência de as políticas públicas implementadas para os ciclistas serem direcionadas para apenas parte dos usuários e, por isso, excludentes. Assim, o objetivo geral deste estudo foi indicar fatores-chave para que as políticas públicas direcionadas aos ciclistas, do município de Caruaru (PE), não se tornem excludentes. Em busca de se alcançar os objetivos, o método utilizado foi o do discurso social coletivo, à luz da teoria da complexidade. Em relação aos procedimentos metodológicos empregados, realizaram-se observações diretas, entrevistas e aplicação de formulários com 12 usuários do modal estudado para a coleta de evidências. Os resultados indicaram que em Caruaru (PE), os fatores-chave para se evitar que as políticas públicas para ciclistas não se tornem excludentes são: privilegiar todos os usuários; organizar os espaços já existentes; criar condições para que os modais coexistam de forma pacífica; construir infraestrutura adequada; conscientizar os usuários dos benefícios da bicicleta; e tornar os produtos e equipamentos acessíveis a todos os públicos. Ao fim, pode-se concluir que os gestores e tomadores de decisão na implementação de políticas públicas para ciclistas devem buscar meios de satisfazerem esses fatores. E assim, implementar políticas públicas equitativas para o público do modal. | pt_BR |
dc.format.extent | 105p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mobilidade urbana - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Bicicletas | pt_BR |
dc.title | Implementação de políticas públicas não excludentes para usuários de bicicletas de Caruaru (PE): abordagem do modal bicicleta à luz da teoria da complexidade. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0818743078078212 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9462025058148541 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Concerns about urban mobility are pressing, and therefore it is expected that public policies directed to it are well implemented. In a country like Brazil, marked by patents social inequalities, there is an urgent need for the establishment of urban mobility solutions that can really be fair character. Among the different options for urban mobility, the bicycle stands out for being a modal predicates with large, with respect to sustainability. In this context, concerns that gave rise to the study is the possibility that the bicycle can become a means of excluding transportation. What would happen under a virtual trend of public policies implemented for cyclists are directed to only the users. Thus, the aim of this study was to indicate key factors for public policies directed at cyclists at Caruaru (PE), do not become social segregated. Seeking to achieve the objectives, the method used was the DSC, backed by the Complexity Theory. Regarding the methodological procedures used, there were direct observations, interviews and application forms with 12 users the means of transport studied for evidence collection. The results indicated that in Caruaru (PE), the key factors to prevent public policies for cyclists do not become social segregating are: focus on public policies all cyclists; organize the existing spaces; create conditions for the means of transport coexist peacefully; build adequate infrastructure; educate users the benefits of cycling; and make products and equipment accessible to all users. Finally, it can be concluded that managers and decision makers in the implementation of public policies for cyclists must seek ways of achieving these factors. And so, implement equitable public policies for cyclists. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5350-6086 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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