Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57257
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOURA, Diógenes Soares | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Luiz Antonio Souza de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T12:16:50Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T12:16:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-09 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Luiz Antonio Souza de Lima. Ensino de física acústica utilizando instrumentos musicais do maracatu. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57257 | - |
dc.description.abstract | É possível associar ensino de física com o contexto socio histórico cultural do estudante. Por conta disso, o objetivo principal do trabalho é estimular associação do conteúdo de física acústica com a cultura popular pernambucana através de uma sequência didática aplicada utilizando instrumentos musicais do maracatu. Para isso, desde as imagens presentes nas apresentações slides até mesmo os experimentos realizados em sala envolveram maracatu. A sequência despertou interesse nos estudantes e discutiu a importância de valorizar a cultura popular local sem deixar o estudo de física em segundo plano. | pt_BR |
dc.format.extent | 54 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Acústica | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Maracatu | pt_BR |
dc.subject | Alfaia | pt_BR |
dc.subject | Ondulatória | pt_BR |
dc.title | Ensino de física acústica usando instrumentos musicais do maracatu | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2763925356603230 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1452672948502463 | pt_BR |
dc.description.abstractx | It is possible to associate physics teaching with the socio-historical cultural context of the student. Because of this, the main objective of the work is to stimulate the inspiration of acoustic physics content with Pernambuco popular culture through an applied didactic sequence using maracatu musical instruments. For this, from the images presented in the slideshows to even the experiments carried out in the room involving maracatu. The sequence aroused the students' interest and discussed the importance of promoting local popular culture without leaving the study of physics in the background. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DF) - Departamento de Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luiz Antonio Souza de Lima Ribeiro.pdf | 1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons