Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57210
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos | - |
dc.contributor.author | LIMA, Rafaela Pereira de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Thayná Kewelly de Negreiros Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T16:56:58Z | - |
dc.date.available | 2024-08-05T16:56:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-12 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Rafaela Pereira de; SANTOS, Thayná Kewelly de Negreiros Araújo. Concepções de linguagem, ensino-aprendizagem de espanhol e formação de secretários executivos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57210 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo identificar quais são as concepções de linguagem que estão presentes nas ementas das disciplinas de Língua Espanhola dos Projetos Pedagógicos do curso de Bacharelado em Secretariado Executivo em instituições de ensino superior e suas implicações para o ensino-aprendizagem, especificamente nas universidades federais UFPE, UFV e UFPB. A metodologia de pesquisa adotada é qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, pois permitiu uma minuciosa análise linguístico-discursiva dos propósitos de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Os resultados indicam que as concepções de linguagem influenciam significativamente os objetivos e a estruturação das disciplinas, bem como demonstram a importância de serem melhor consideradas as demandas da área de formação e atuação de secretários executivos. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Espanhol | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Secretariado Executivo | pt_BR |
dc.title | Concepções de linguagem, ensino-aprendizagem de espanhol e formação de secretários executivos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7905185227519919 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Este trabajo tiene como objetivo identificar las concepciones de lenguaje presentes en los planes de estudio de las asignaturas de español de los Proyectos Pedagógicos del curso de Licenciatura en Secretariado Ejecutivo en instituciones de educación superior y sus implicaciones para la enseñanza y el aprendizaje, específicamente en las universidades federales UFPE, UFV y UFPB. La metodología de investigación adoptada es cualitativa, en el marco de un estudio de caso, ya que permitió un análisis lingüístico-discursivo minucioso de los propósitos de enseñanza y aprendizaje de una lengua extranjera. Los resultados indican que las concepciones del lenguaje influyen significativamente en los objetivos y la estructuración de las asignaturas, así como demuestran la importancia de considerar mejor las demandas del área de formación y actuación de los secretarios ejecutivos. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Secretariado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rafaela Lima e Thayná Santos .pdf | 191,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons