Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57210

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos-
dc.contributor.authorLIMA, Rafaela Pereira de-
dc.contributor.authorSANTOS, Thayná Kewelly de Negreiros Araújo-
dc.date.accessioned2024-08-05T16:56:58Z-
dc.date.available2024-08-05T16:56:58Z-
dc.date.issued2024-03-12-
dc.date.submitted2024-06-12-
dc.identifier.citationLIMA, Rafaela Pereira de; SANTOS, Thayná Kewelly de Negreiros Araújo. Concepções de linguagem, ensino-aprendizagem de espanhol e formação de secretários executivos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57210-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo identificar quais são as concepções de linguagem que estão presentes nas ementas das disciplinas de Língua Espanhola dos Projetos Pedagógicos do curso de Bacharelado em Secretariado Executivo em instituições de ensino superior e suas implicações para o ensino-aprendizagem, especificamente nas universidades federais UFPE, UFV e UFPB. A metodologia de pesquisa adotada é qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, pois permitiu uma minuciosa análise linguístico-discursiva dos propósitos de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Os resultados indicam que as concepções de linguagem influenciam significativamente os objetivos e a estruturação das disciplinas, bem como demonstram a importância de serem melhor consideradas as demandas da área de formação e atuação de secretários executivos.pt_BR
dc.format.extent24ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEspanholpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.titleConcepções de linguagem, ensino-aprendizagem de espanhol e formação de secretários executivospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7905185227519919pt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo tiene como objetivo identificar las concepciones de lenguaje presentes en los planes de estudio de las asignaturas de español de los Proyectos Pedagógicos del curso de Licenciatura en Secretariado Ejecutivo en instituciones de educación superior y sus implicaciones para la enseñanza y el aprendizaje, específicamente en las universidades federales UFPE, UFV y UFPB. La metodología de investigación adoptada es cualitativa, en el marco de un estudio de caso, ya que permitió un análisis lingüístico-discursivo minucioso de los propósitos de enseñanza y aprendizaje de una lengua extranjera. Los resultados indican que las concepciones del lenguaje influyen significativamente en los objetivos y la estructuración de las asignaturas, así como demuestran la importancia de considerar mejor las demandas del área de formación y actuación de los secretarios ejecutivos.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rafaela Lima e Thayná Santos .pdf191,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons