Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57131

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Rodrigo César Tavares-
dc.contributor.authorMARQUES, Karina de Sousa-
dc.date.accessioned2024-08-01T11:20:02Z-
dc.date.available2024-08-01T11:20:02Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationMARQUES, Karina de Sousa. É por isso que Caruaru é a capital do forró! A experiência na maior festa cultural do agreste na visão do consumidor. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57131-
dc.description.abstractA experiência de consumo como objeto de estudo do marketing está pautada pelas mais diversas áreas. Como ponto-chave para o entendimento do comportamento do consumidor carece de estudos empíricos que procurem elucidar esse fenômeno em visão própria do agente de consumo. Ao considerarmos que em 2022, o São João em Caruaru retornou a acontecer, após o hiato de ausência nas relações sociais, imposto pela COVID-19; e por ser uma festa econômica e culturalmente rica, em oportunidade ímpar o utilizamos como lócus da pesquisa. Assim, ao o identificarmos como evento cultural de entretenimento, lazer e diversão do agreste de Pernambuco; e por atrair interesses empresariais, governamentais, da mídia, e da população que significa de forma particular a experiência de consumo da festa, partimos em busca de melhor entendimento da experiência do consumidor. Essa pesquisa qualitativa foi suportada na adaptação da Interpretative Phenomenological Analysis – IPA e nas diversas teorias experienciais existentes para descrever as experiências de consumo do São João de Caruaru, segundo a visão do consumidor, identificando padrões e realizando inferências para colaborar para o estudo da área. Contribuímos com um mapa de experiências do evento, que apresentam: Celebração, Encantamento, Entretenimento, (Re)Encontro e Reputação enquanto visão do consumidor para a experiência da festa popular como forma de ampliação do conhecimento na visão multidimensional que a temática é construída.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsumidores - Experiênciaspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectFesta popularpt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.titleÉ por isso que Caruaru é a capital do forró! A experiência na maior festa cultural do agreste na visão do consumidorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTA, Marconi Freitas da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2758177776470284pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4512917994337624pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxThe consumer experience as an object of study in marketing is covered by the most diverse areas. As a key point for understanding consumer behavior, there is a lack of empirical studies that seek to elucidate this phenomenon from the perspective of the consumer agent. Considering that in 2022, São João in Caruaru returned, after the hiatus in social relations imposed by COVID-19; and because it is an economically and culturally rich festival, we used it as the locus of the research. Thus, by identifying it as a cultural event of entertainment, leisure, and fun in the agreste of Pernambuco and by attracting business, governmental, media, and public interests that have a particular meaning in the experience of consuming the festival, we set out in search of a better understanding of the consumer experience. This qualitative research was supported by an adaptation of Interpretative Phenomenological Analysis (IPA) and the various existing experiential theories to describe the consumption experiences of São João de Caruaru, from the consumer's point of view, identifying patterns and making inferences to contribute to the study of the area. We contributed with a map of the event's experiences, which present: Celebration, Enchantment, Entertainment, (Re)Meeting and Reputation as the consumer's vision of the experience of the popular festival as a way of broadening knowledge in the multidimensional view that the theme is constructed.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7359522003689133pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Karina de Sousa Marques.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons