Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57092

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCortez, Suzana Leite-
dc.contributor.authorCAMÊLO, Eloiza Silva-
dc.date.accessioned2024-07-30T19:58:53Z-
dc.date.available2024-07-30T19:58:53Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.date.submitted2024-03-21-
dc.identifier.citationCamêlo, Eloiza Silva. Produção textual escrita no livro didático de língua portuguesa: uma análise dos enunciados das atividades do 8º ano do ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57092-
dc.description.abstractEste trabalho analisa as atividades do eixo de produção textual de dois livros didáticos de Língua portuguesa do ensino fundamental anos finais. Objetivamos, aqui, verificar o tratamento didático relacionado aos enunciados que orientam a produção de texto como uma abordagem procedimental e processual (SUGAHARA, 2018; KOCH & ELIAS, 2010) e, também, buscamos analisar enunciados que tratem do fenômeno da multimodalidade (DIONISIO, 2005, 2007, 2013, 2016; ELIAS, 2016) nas atividades de produção de texto de Livros Didáticos do 8o ano. Para isso, foi realizado um levantamento de todos os gêneros trabalhados na seção de produção de texto e feita a análise de todos os enunciados deste eixo. A partir de então, se constatou que a abordagem do texto como processo é feita de forma parcialmente qualitativa, quando alguns enunciados se detêm apenas a apontar “erros” de superfície linguística. Percebe-se também que o tratamento com as multisemioses é limitado, quando alguns enunciados revelam uma visão de que o conteúdo verbal é mais importante do que qualquer outro tipo de semiose.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProdução textual escritapt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjecttexto como processopt_BR
dc.subjectmultimodalidadept_BR
dc.titlePRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DAS ATIVIDADES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7074383097916404pt_BR
dc.description.abstractxThis work analyzes the textual activities axis of the production of two Portuguese language textbooks on the final year of elementary school. The aim here, is to verify the didactic treatment related to the statements that guide the text production such as a process and procedural approach (SUGAHARA, 2018; KOCH & ELIAS, 2010). We also seek to analyze statements that deal with the phenomenon of multimodality (DIONISIO, 2005, 2007, 2013, 2016; ELIAS, 2016) in the text production activities of 8th grade Textbooks. For this, a survey of all genres was performed in the text production section through an analysis of all utterances. Consequently, it was found that the approach to the text as a process is done in a partially qualitative way, when some statements only stop at pointing out “errors” of linguistic surface. It is also noticed that the treatment with multisemiosis is limited, when some statements reveal a perspective that the verbal content is more important than any other type of semiosis.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduationLetras- Língua Portuguesapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc- Eloiza Silva Camêlo (Versão final) (1) (2).pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons