Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57092
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cortez, Suzana Leite | - |
dc.contributor.author | CAMÊLO, Eloiza Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T19:58:53Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T19:58:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-03 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-21 | - |
dc.identifier.citation | Camêlo, Eloiza Silva. Produção textual escrita no livro didático de língua portuguesa: uma análise dos enunciados das atividades do 8º ano do ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57092 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as atividades do eixo de produção textual de dois livros didáticos de Língua portuguesa do ensino fundamental anos finais. Objetivamos, aqui, verificar o tratamento didático relacionado aos enunciados que orientam a produção de texto como uma abordagem procedimental e processual (SUGAHARA, 2018; KOCH & ELIAS, 2010) e, também, buscamos analisar enunciados que tratem do fenômeno da multimodalidade (DIONISIO, 2005, 2007, 2013, 2016; ELIAS, 2016) nas atividades de produção de texto de Livros Didáticos do 8o ano. Para isso, foi realizado um levantamento de todos os gêneros trabalhados na seção de produção de texto e feita a análise de todos os enunciados deste eixo. A partir de então, se constatou que a abordagem do texto como processo é feita de forma parcialmente qualitativa, quando alguns enunciados se detêm apenas a apontar “erros” de superfície linguística. Percebe-se também que o tratamento com as multisemioses é limitado, quando alguns enunciados revelam uma visão de que o conteúdo verbal é mais importante do que qualquer outro tipo de semiose. | pt_BR |
dc.format.extent | 44p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Produção textual escrita | pt_BR |
dc.subject | livro didático | pt_BR |
dc.subject | texto como processo | pt_BR |
dc.subject | multimodalidade | pt_BR |
dc.title | PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DAS ATIVIDADES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7074383097916404 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work analyzes the textual activities axis of the production of two Portuguese language textbooks on the final year of elementary school. The aim here, is to verify the didactic treatment related to the statements that guide the text production such as a process and procedural approach (SUGAHARA, 2018; KOCH & ELIAS, 2010). We also seek to analyze statements that deal with the phenomenon of multimodality (DIONISIO, 2005, 2007, 2013, 2016; ELIAS, 2016) in the text production activities of 8th grade Textbooks. For this, a survey of all genres was performed in the text production section through an analysis of all utterances. Consequently, it was found that the approach to the text as a process is done in a partially qualitative way, when some statements only stop at pointing out “errors” of linguistic surface. It is also noticed that the treatment with multisemiosis is limited, when some statements reveal a perspective that the verbal content is more important than any other type of semiosis. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras- Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc- Eloiza Silva Camêlo (Versão final) (1) (2).pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons