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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57013

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCHICCA JUNIOR, Natal Anacleto-
dc.contributor.authorSANTIAGO, Bruno Artur Silva-
dc.date.accessioned2024-07-25T18:09:40Z-
dc.date.available2024-07-25T18:09:40Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.date.submitted2024-07-24-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Bruno Artur Silva. Explorando Portugal e os Heterônimos de Fernando Pessoa: processos metodológicos para o desenvolvimento de jogos digitais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57013-
dc.description.abstractA indústria de jogos exerce uma influência inegável no cenário do entretenimento, movimentando bilhões de dólares e impulsionando avanços tecnológicos e sociais. Investigar o impacto contínuo dessa evolução é crucial para compreender como ela molda nossa diversão e as implicações que esses produtos trazem para o nosso cotidiano e futuro. Apresento como objeto de estudo, as metodologias de desenvolvimento de jogos, nas quais busco compreender a maneira como eles são conceituados. O objetivo principal deste trabalho é conduzir um experimento baseado na Metodologia de Construção de Jogos proposta por Credidio (2007), fundamentada em princípios e técnicas de design. Pretende-se discutir os benefícios de uma abordagem em etapas e propor adaptações que aprimorem e aprofundem os processos de criação em diferentes aspectos do jogo. O produto gerado no experimento será compilado em um Documento de Game Design, permitindo também a exploração e estudo aprofundado desse tema. Os resultados obtidos destacam a contribuição de novas perspectivas que podem aprimorar os processos de design de jogos, demonstrando que a execução de atividades em sequência possibilita a elaboração de planos mais eficazes. Além disso, são apresentados modelos e sistemas de organização, desenvolvidos ao longo do processo, que auxiliam nas tarefas de design. Apesar dos desafios encontrados e da falta de colaboradores na criação do jogo, este trabalho proporciona uma base para discutir os processos relacionados à conceituação, abrindo caminho para futuras pesquisas com esse propósito.pt_BR
dc.format.extent161p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign de Jogospt_BR
dc.subjectMetodologia de Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectJogos Digitaispt_BR
dc.subjectFernando Pessoapt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.titleExplorando Portugal e os heterônimos de Fernando Pessoa: processos metodológicos para o desenvolvimento de jogos digitaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMACHADO, Ana Carolina dos Santos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4342813292707097pt_BR
dc.description.abstractxThe gaming industry exerts an undeniable influence on the entertainment landscape, generating billions of dollars and driving technological and social advances. Investigating the ongoing impact of this evolution is crucial to understanding how it shapes our recreation and the implications these products bring to our daily lives and future. I present as the object of study game development methodologies, in which I seek to understand how games are created. The main objective of this work is to conduct an experiment based on the Game Construction Methodology proposed by Credidio (2007), grounded in design principles and techniques. The purpose is to discuss the benefits of a staged approach and promote adaptations that enhance and deepen the creation processes in different aspects of the game. The product generated in the experiment will be compiled into a Game Design Document, allowing for the exploration and in-depth study of this theme. The results obtained highlight the contribution of new perspectives that can improve game design processes, demonstrating that the execution of activities in sequence enables the development of more effective plans. Additionally, canvas and models developed throughout the process are presented to help designers in their tasks. Despite the challenges encountered and the lack of collaborators in game creation, this work provides a foundation for discussing processes related to conceptualization, paving the way for future research with this purpose.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DDesign) - Departamento de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8844975737421829pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Design

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