Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56971
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Breunig, Tiago Hermano | - |
dc.contributor.author | Quadros, Elielza Maria Brito | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T18:59:38Z | - |
dc.date.available | 2024-07-24T18:59:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-04 | - |
dc.identifier.citation | QUADROS, Elielza Maria Brito. De Moçambique ao Brasil: ensino de literatura moçambicana de língua portuguesa no ensino básico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56971 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem o intuito de discorrer acerca da importância do ensino de literatura moçambicana de língua portuguesa na educação básica a partir de sua inserção na legislação e nos documentos educacionais do Brasil. Desse modo, foram feitas análises qualitativas de materiais didáticos atuais e um plano didático que visa o ensino de tal literatura, em vista da pouca bibliografia acerca do tema, de forma que seja oportunizado o conteúdo para os alunos e dado o suporte aos professores. Para melhor desenvolvimento, o conteúdo foi fundamentado no ensino de literatura pautado por Candido e Zilberman, e no letramento literário discutido por Cosson e Paulino. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Prática de letramento | pt_BR |
dc.subject | Literatura moçambicana | pt_BR |
dc.title | De Moçambique ao Brasil: ensino de literatura moçambicana de língua portuguesa no ensino básico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7231035527880764 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4555361609634168 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to discuss the importance of teaching Mozambican literature of Portuguese language in basic education from its insertion in legislation and educational documents in Brazil. In this way, a qualitative analysis of current didactic materials was made and a didactic plan that aims support teaching Mozambican literature, in view of the small number of references on the subject, so that the content is made available to the students and the support is given to the teachers. For a better development, the content was based on the teaching of literature based on Candido and Zilberman, and literary literacy discussed by Cosson and Paulino. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Elielza Maria Brito Quadros.pdf | 208,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons