Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56971

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBreunig, Tiago Hermano-
dc.contributor.authorQuadros, Elielza Maria Brito-
dc.date.accessioned2024-07-24T18:59:38Z-
dc.date.available2024-07-24T18:59:38Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.date.submitted2024-03-04-
dc.identifier.citationQUADROS, Elielza Maria Brito. De Moçambique ao Brasil: ensino de literatura moçambicana de língua portuguesa no ensino básico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56971-
dc.description.abstractO presente artigo tem o intuito de discorrer acerca da importância do ensino de literatura moçambicana de língua portuguesa na educação básica a partir de sua inserção na legislação e nos documentos educacionais do Brasil. Desse modo, foram feitas análises qualitativas de materiais didáticos atuais e um plano didático que visa o ensino de tal literatura, em vista da pouca bibliografia acerca do tema, de forma que seja oportunizado o conteúdo para os alunos e dado o suporte aos professores. Para melhor desenvolvimento, o conteúdo foi fundamentado no ensino de literatura pautado por Candido e Zilberman, e no letramento literário discutido por Cosson e Paulino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectPrática de letramentopt_BR
dc.subjectLiteratura moçambicanapt_BR
dc.titleDe Moçambique ao Brasil: ensino de literatura moçambicana de língua portuguesa no ensino básicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7231035527880764pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4555361609634168pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to discuss the importance of teaching Mozambican literature of Portuguese language in basic education from its insertion in legislation and educational documents in Brazil. In this way, a qualitative analysis of current didactic materials was made and a didactic plan that aims support teaching Mozambican literature, in view of the small number of references on the subject, so that the content is made available to the students and the support is given to the teachers. For a better development, the content was based on the teaching of literature based on Candido and Zilberman, and literary literacy discussed by Cosson and Paulino.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Elielza Maria Brito Quadros.pdf208,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons