Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56943
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Flaviano Maciel | - |
dc.contributor.author | SILVA, Bárbara Maria Vicente da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-23T20:49:50Z | - |
dc.date.available | 2024-07-23T20:49:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-23 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Bárbara Maria Vicente da. A ausência da literatura juvenil no Currículo do Ensino Médio de Pernambuco: resgates possíveis. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56943 | - |
dc.description.abstract | Lembrando a conceituação de Antonio Candido (2012) acerca da função da literatura, sobretudo no tocante à humanização do homem, ao possibilitar, assim, o desenvolvimento do senso crítico de si e do outro, convém lembrar, também, sua estreita relação com o leitor. É nesse sentido que este trabalho se desenvolve, aproximando essas discussões ao eventual ensino de literatura contemporâneo e sua consequente relação com o processo de continuidade da formação do leitor literário do Ensino Médio. Quanto a esse processo, Regina Zilberman (2008, 2012) já apontava para uma possível descontinuidade, uma vez que o trato escolarizado com o literário no Ensino Médio acaba se afastando do processo dialógico da literatura. Logo, entende-se que se a literatura, enquanto um dos objetos estudados nos últimos anos da Educação Básica, for restrita ao estudo sistemático e constrangido aos vestibulares, não há como fornecer brechas para a continuidade na formação desse leitor literário, iniciada, teoricamente, no Ensino Fundamental (Brasil, 2018a). A partir disso, lança-se, aqui, o olhar para argumentos que defendam a aproximação do leitor jovem, ainda em formação literária, a uma literatura que esse leitor talvez já esteja familiarizado, através, entre outros aspectos, da faixa etária: a literatura juvenil. Assim, neste trabalho, foram realizadas leituras sobre o ensino de literatura no Ensino Médio, bem como acerca da literatura juvenil, através, inicialmente, de uma abordagem qualitativa. Com base nisso, partiu-se para a leitura crítica e analítica do número de obras da literatura juvenil aprovadas pelo PNLD Literário 2018 (Brasil, 2018b, 2018c), através de uma metodologia quantitativa, visando investigar o porquê da ausência dessa literatura na etapa do Ensino Médio, cuja porcentagem da literatura juvenil revela determinada significância, e a ausência da recepção desta no currículo do Ensino Médio de Pernambuco (Governo do Estado de Pernambuco, 2021), revelando que, apesar das investidas do PNLD Literário em contemplar o jovem leitor, o currículo ainda se mantém atrelado às demandas que se distanciam de uma formação leitora. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura juvenil | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | formação leitora | pt_BR |
dc.title | A ausência da literatura juvenil no Currículo do Ensino Médio de Pernambuco: resgates possíveis | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0098605549471639 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Barbara Maria Vicente da Silva.pdf | 533,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons