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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56943

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Flaviano Maciel-
dc.contributor.authorSILVA, Bárbara Maria Vicente da-
dc.date.accessioned2024-07-23T20:49:50Z-
dc.date.available2024-07-23T20:49:50Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-04-23-
dc.identifier.citationSilva, Bárbara Maria Vicente da. A ausência da literatura juvenil no Currículo do Ensino Médio de Pernambuco: resgates possíveis. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56943-
dc.description.abstractLembrando a conceituação de Antonio Candido (2012) acerca da função da literatura, sobretudo no tocante à humanização do homem, ao possibilitar, assim, o desenvolvimento do senso crítico de si e do outro, convém lembrar, também, sua estreita relação com o leitor. É nesse sentido que este trabalho se desenvolve, aproximando essas discussões ao eventual ensino de literatura contemporâneo e sua consequente relação com o processo de continuidade da formação do leitor literário do Ensino Médio. Quanto a esse processo, Regina Zilberman (2008, 2012) já apontava para uma possível descontinuidade, uma vez que o trato escolarizado com o literário no Ensino Médio acaba se afastando do processo dialógico da literatura. Logo, entende-se que se a literatura, enquanto um dos objetos estudados nos últimos anos da Educação Básica, for restrita ao estudo sistemático e constrangido aos vestibulares, não há como fornecer brechas para a continuidade na formação desse leitor literário, iniciada, teoricamente, no Ensino Fundamental (Brasil, 2018a). A partir disso, lança-se, aqui, o olhar para argumentos que defendam a aproximação do leitor jovem, ainda em formação literária, a uma literatura que esse leitor talvez já esteja familiarizado, através, entre outros aspectos, da faixa etária: a literatura juvenil. Assim, neste trabalho, foram realizadas leituras sobre o ensino de literatura no Ensino Médio, bem como acerca da literatura juvenil, através, inicialmente, de uma abordagem qualitativa. Com base nisso, partiu-se para a leitura crítica e analítica do número de obras da literatura juvenil aprovadas pelo PNLD Literário 2018 (Brasil, 2018b, 2018c), através de uma metodologia quantitativa, visando investigar o porquê da ausência dessa literatura na etapa do Ensino Médio, cuja porcentagem da literatura juvenil revela determinada significância, e a ausência da recepção desta no currículo do Ensino Médio de Pernambuco (Governo do Estado de Pernambuco, 2021), revelando que, apesar das investidas do PNLD Literário em contemplar o jovem leitor, o currículo ainda se mantém atrelado às demandas que se distanciam de uma formação leitora.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectformação leitorapt_BR
dc.titleA ausência da literatura juvenil no Currículo do Ensino Médio de Pernambuco: resgates possíveispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0098605549471639pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

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