Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56858
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Klesia Garcia | - |
dc.contributor.author | CORREIA, Késsia Alexandre | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T16:36:00Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T16:36:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-10 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Késsia Alexandre. Educação musical, cognição e primeira infância: algumas reflexões a partir da pesquisa bibliográfica. 2024. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Música - Licenciatura, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56858 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo discutir como o ensino da música influencia no desenvolvimento cognitivo do bebê e da criança de até cinco anos de idade. Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que considerou discussões da área de educação musical e autores de referência no assunto. São discutidas as características do termo cognição e o desenvolvimento na fase pré-escolar. São elencadas algumas diretrizes metodológicas para o trabalho de educação musical e a sua importância na primeira infância, bem como as maneiras pelas quais as atividades musicais estão relacionadas ao desenvolvimento cognitivo infantil. A partir dessa pesquisa foi possível levantar reflexões sobre a importância da música na vida do ser humano nos seus primeiros anos de vida, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e formação como um todo. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | educação musical | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | primeira infância | pt_BR |
dc.title | Educação musical, cognição e primeira infância: algumas reflexões a partir da pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5106120464248751 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to discuss how teaching music influences the cognitive development of babies and children up to five years of age. To this end, a bibliographical research was carried out, which considered discussions in the area of music education and reference authors on the subject. The characteristics of the term cognition and development in the preschool phase are discussed. Some methodological guidelines for musical education work and their importance in early childhood are listed, as well as the ways in which musical activities are related to children's cognitive development. From this research it was possible to raise reflections on the importance of music in the lives of human beings in their first years of life, contributing to cognitive development and training as a whole. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Késsia Alexandre Correia.pdf | 416,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons