Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56750

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTORRES, Analucia de Lucena-
dc.contributor.authorSOBRAL, Raquel Inacia da Siva-
dc.date.accessioned2024-07-18T14:33:16Z-
dc.date.available2024-07-18T14:33:16Z-
dc.date.issued2024-03-05-
dc.date.submitted2024-06-06-
dc.identifier.citationSOBRAL, Raquel Inácia da Silva. Tecnologia educacional para prevenção do câncer de colo uterino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56750-
dc.description.abstractIntrodução: O câncer de colo uterino é um tipo de câncer de progressão lenta e silencioso, causado por uma infecção persistente por tipos oncogênicos do Papilomavírus Humanos (HPV). Objetivo:Construir uma tecnologia educacional para prevenção de câncer do colo uterino. Método: Trata-se de um estudo metodológico em que foi realizada a construção de uma tecnologia educativa para a prevenção do câncer de colo uterino.Para tal confecção, foram desenvolvidas as seguintes etapas: 1) coleta de dados através de um questionário; 2) reunião com o grupo de pesquisa; 3) construção da tecnologia educacional. Resultados: Observaram-se inadequações, principalmente no conhecimento e citologia oncótica das mulheres, pois apesar de possuírem informações sobre o exame, utilizavam-no apenas para detectar doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, as mulheres deram preferência a cartilha que teve seu roteiro constituído por seis domínios: 1) O que é câncer de colo uterino?; 2) Fatores de risco; 3) Manifestações clínicas; 4) Formas de prevenção ;5)exame citopatológico; 6) Fique atenta às orientações. Contendo 12 páginas frente e verso, as ilustrações tiveram como fonte o Ministério da Saúde. Conclusão: o esclarecimento às mulheres acerca do citopatológico necessita de comunicação efetiva advinda de diversos meios tecnológicos educacionais, como também entre usuárias e equipe de saúde. Em vista disso, a confecção da cartilha escolhida, proporciona acesso de forma ampla e virtual a informações relevantes e de fácil entendimento sobre a prevenção do câncer de colo uterino, para que ocorra uma maior adesão das mulheres para o rastreio precoce do câncer de colo do útero.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcâncer de colo uterinopt_BR
dc.subjecteducação em saúdept_BR
dc.subjecttecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectsaúde da mulherpt_BR
dc.titleTecnologia Educacional para Prevenção do Câncer de Colo Uterinopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Eduarda Augusto-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3533711668311394pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4887461012049378pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Cervical cancer is a slowly progressive and silent type of cancer, caused by a persistent infection with oncogenic types of the Human Papillomavirus (HPV). Objective: To describe the process of building an educational technology to prevent cervical cancer. Method: This is a methodological study in which the construction of an educational technology for the prevention of cervical cancer was carried out. To achieve this, the following steps were developed: 1) data collection through a questionnaire; 2) meeting with the research group; 3) construction of educational technology. Results: Inadequacies were observed, mainly in women's oncotic knowledge and practice, because despite having information about the exam, they only used it to detect sexually transmitted diseases. In addition, women preferred the booklet whose script consisted of six domains: 1) What is cervical cancer?; 2) Risk factors; 3) Clinical manifestations; 4) Forms of prevention;5) cytopathological examination; 6) Pay attention to the guidelines. Containing 12 double-sided pages, illustrations and written material taken from the Ministry of Health. Conclusion: clarification to women about the exam requires effective communication from various educational technological means, as well as between users and the healthcare team. In view of this, the creation of the chosen booklet will provide broad and virtual access to relevant and easy-to-understand information on the prevention of cervical cancer, to increase women's adherence to early screening for cervical cancer.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3024361751136532pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Raquel Inacia da Siva Sobral.pdf13,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons