Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56582
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Ramon de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Leilane Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T12:19:14Z | - |
dc.date.available | 2024-07-09T12:19:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Leilane Bezerra da. Os desafios do trabalho docente diante da reforma do Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56582 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como foco principal a análise das repercussões da Reforma do Ensino Médio no exercício profissional dos docentes de uma Escola Técnica Estadual. Utilizamos uma abordagem qualitativa descritiva para conduzir a pesquisa. As técnicas empregadas para a coleta de dados incluíram pesquisa documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para uma insatisfação geral com as condições de trabalho, uma falta de compreensão clara sobre o currículo do Ensino Médio e uma preocupação com a possível degradação da qualidade do ensino. Além disso, os resultados destacam a importância de criar espaços de discussão coletivos e democráticos, onde todos se sintam parte integrante do processo de formulação de políticas públicas para o ensino médio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Reforma do Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Trabalho Docente | pt_BR |
dc.subject | Currículo Escolar | pt_BR |
dc.subject | Reforma do Currículo | pt_BR |
dc.title | Os desafios do trabalho docente diante da reforma do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1426844807425403 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9016348910585182 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study focused primarily on analyzing the repercussions of the High School Reform on the professional practice of teachers at a State Technical School. We used a descriptive qualitative approach to conduct the research. The techniques employed for data collection included documentary research, questionnaires, and semi-structured interviews. The results point to a general dissatisfaction with working conditions, a lack of clear understanding about the High School curriculum, and a concern about the possible degradation of the quality of education. In addition, the results highlight the importance of creating collective and democratic discussion spaces, where everyone feels an integral part of the process of formulating public policies for high school. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Leilane Bezerra da Silva.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons