Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56567

Compartilhe esta página

Título: Uma arcádia insular: consolidação e fortalecimento da concepção idílica do arquipélago de Fernando de Noronha nos fins do século XX e início do século XXI
Autor(es): SILVA JÚNIOR, Emerson Rodrigues da
Palavras-chave: Educação Ambiental; Fernando de Noronha; História Ambiental; Paraíso
Data do documento: 26-Mar-2024
Citação: SILVA JÚNIOR, Emerson Rodrigues da. Uma arcádia insular: consolidação e fortalecimento da concepção idílica do arquipélago de Fernando de Noronha nos fins do século XX e início do século XXI. 2024.
Abstract: Esse estudo se dedica a compreender a forma como o arquipélago de Fernando de Noronha, desde o fim do século XX, vem se apropriando da imagem do paraíso, para adentrar a mentalidade de uma sociedade que procura fugas esporádicas das grandes cidades e nutre uma vontade inconsciente de aproveitar a natureza selvagem. De início, partiu-se de uma análise qualitativa, através de artigos, livros e dissertações, que permitiram constatar que a ideia de paraíso nasceu com os antigos mitos religiosos e foi projetada sobre Fernando de Noronha, na concepção de um paraíso terral. Contudo, notou-se que as transformações religiosas, econômicas e simbólicas da humanidade criaram condições para que, na contemporaneidade, o paraíso mítico tenha se convertido em um paraíso turístico. Com apoio de uma investigação quantitativa, foi possível atestar que o apelo propagandístico da natureza intocada contribuiu para o aumento de visitantes no arquipélago, paralelamente ao crescimento da população local e à degradação do ambiente, sendo a Educação Ambiental a solução encontrada para reverter os danos, ao propor uma mudança na forma como nos relacionamos com a natureza.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56567
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emerson Rodrigues da Silva Júnior.pdf833,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons