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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56492

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dc.contributor.advisorNUNES, José Ronaldo Vasconcelos-
dc.contributor.authorSILVA, Roseli Joseli da-
dc.date.accessioned2024-06-17T12:06:05Z-
dc.date.available2024-06-17T12:06:05Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.date.submitted2024-06-06-
dc.identifier.citationSILVA, Roseli Joseli da. Judicialização e a regulação do acesso ao sistema único de saúde em Pernambuco: implicações na organização da rede assistencial. 2024. 38 f. TCC (Graduação em Saúde Coletiva) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56492-
dc.description.abstractEm 1988 foi promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil ampliando a condição de cidadania ao determinar o estado como provedor de bens e serviços de saúde. Porém limitações na garantia do acesso universal à saúde, resultaram na reivindicação de bens e serviços junto ao Poder Judiciário, impactando setores gerenciais de saúde, incluindo a regulação. O estudo tem como objetivo analisar o fenômeno da judicialização referente ao acesso de serviços assistenciais mediados pela regulação em saúde, a partir da descrição dos serviços e distribuição terriotial das demandas judicializadas. Trata-se de um estudo quantitativo, no qual dados secundários sobre ações judiciais em Pernambuco entre 2015 e 2020 serão coletados, com anuência do Núcleo de Ações Jurídicas da Secretaria Estadual de Saúde. A amostra composta por 2.709 ações judiciais corresponde em sua maioria a demandas da categoria hospitalar (45,9%), o perfil dessas demandas corresponde a pacientes que sofreram Acidente vascular cerebral (1,6%), através da Defensoria Pública de Pernambuco (42,6%) e as maiores demandas estão associada a seis prescritores. Em relação a distribuição territorial, a I GERES é responsável por 68% das ações que se origina principalmente nos hospitais (34,3%) pela rede pública (57,4%). Recomenda-se, portanto, o desenvolvimento e a adesão a iniciativas que abordem diretamente as necessidades da população, promovendo um diálogo construtivo entre os diversos atores envolvidos no sistema de saúde.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJudicialização da saúdept_BR
dc.subjectRegulação da saúdept_BR
dc.subjectSUSpt_BR
dc.subjectSistema único de saúdept_BR
dc.titleJudicialização e a regulação do acesso ao sistema único de saúde em Pernambuco: implicações na organização da rede assistencialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6636853484632745pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8966568986302998pt_BR
dc.description.abstractxIn 1988, the Constitution of the Federative Republic of Brazil was enacted, expanding the condition of citizenship by determining the state as a provider of health goods and services. However, limitations in ensuring universal access to health resulted in the claim of goods and services from the Judiciary, impacting health management sectors, including regulation. The study aims to analyze the phenomenon of judicialization related to access to care services mediated by health regulation, based on the description of services and terriotial distribution of judicialized demands. This is a quantitative study, in which secondary data on lawsuits in Pernambuco between 2015 and 2020 will be collected, with the consent of the Legal Actions Center of the State Health Department. The sample composed of 2,709 lawsuits corresponds mostly to demands from the hospital category (45.9%), the profile of these demands corresponds to patients who suffered a stroke (1.6%), through the Public Defender's Office of Pernambuco (42.6%) and the largest demands are associated with six prescribers. In relation to territorial distribution, I GERES is responsible for 68% of the actions, which originate mainly in hospitals (34.3%) through the public network (57.4%). Therefore, it is recommended to develop and adhere to initiatives that directly address the needs of the population, promoting a constructive dialogue between the various actors involved in the health system.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NSC) - Núcleo de Saúde Coletivapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Saúde Coletivapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5988-4101pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Saúde Coletiva

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