Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56490

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Isabela Andrade de Lima-
dc.contributor.authorALMEIDA, Cláudia Paiva de-
dc.date.accessioned2024-06-15T14:09:12Z-
dc.date.available2024-06-15T14:09:12Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.citationALMEIDA, Cláudia Paiva de. Análise da cadeia produtiva da feirinha de Boa Viagem - Recife e a sua relação com o turismo local. 2023. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56490-
dc.description.abstractDe acordo com a Prefeitura do Recife, a Feirinha de Boa Viagem é um atrativo turístico e faz parte do item Artesanato e Compras publicado no site oficial. Este evento está localizado na Praça de Boa Viagem, cuja bairro tem sua história remonta em 1648, quando holandeses se referiam ao local pelo nome de Leiteira. Institucionalmente, a Feirinha está amparada na Lei Municipal no 16.014 de 21/03/95, que institui as feiras públicas de arte e artesanato e seus expositores credenciados. Os expositores credenciados comercializam produtos em geral cujos consumidores são os moradores locais, visitantes e turistas. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a Cadeia Produtiva da Feirinha de Boa Viagem – Recife e sua relação com o Turismo Local com base nos objetivos específicos: Conhecer o perfil sociodemográfico e profissional do beneficiário que atua na Feirinha; Investigar sobre a produção, comercialização e distribuição dos produtos comercializados na Feirinha; Conhecer a opinião do beneficiário sobre a Feirinha; e Identificar o perfil sociodemográfico, o conhecimento e a opinião do consumidor sobre a Feirinha além de conhecer informações obtidas de receptivo turístico local e do PRODARTE. A metodologia utilizada é de pesquisa qualitativa, descritiva voltada para construção social, com coleta de dados através de questionários estruturados. A estratégia de investigação define-se como fenomenológica com os dados coletados analisados por conteúdo. A realização deste estudo se justifica através de sua contribuição para o meio social, para desenvolvimento de políticas-públicas, para a prática do comércio no lócus estudado e para referência teórica. Após levantamento dos dados, a análise da cadeia produtiva descortina realidades inerentes aos beneficiários, aos consumidores, aos produtos comercializados e à situação institucional da Feirinha, tanto quanto da sua relação para com o mercado turístico recifense.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTurismo – Recife (PE)pt_BR
dc.subjectCadeia produtivapt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.titleAnálise da cadeia produtiva da feirinha de Boa Viagem - Recife e a sua relação com o turismo localpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5471146304805145pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6479709721632696pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxAccording to Recife City Hall, the Feirinha de Boa Viagem is a tourist attraction and is part of the Crafts and Shopping section published on the official website. This event is located in Boa Viagem Square, a neighborhood whose history dates back to 1648, when the Dutch referred to the place by the name of Leiteira. Institutionally, the Feirinha is supported by Municipal Law No. 16.014 of 21/03/95, which establishes public art and craft fairs and their accredited exhibitors. The accredited exhibitors sell products in general whose consumers are local residents, visitors and tourists. The general aim of this research is to analyze the Production Chain of the Boa Viagem Fair in Recife and its relationship with local tourism, based on the following specific objectives: to find out the socio-demographic and professional profile of the beneficiaries who work at the Fair; to investigate the production, marketing and distribution of the products sold at the Fair; to find out the beneficiaries' opinion of the Fair; and to identify the socio-demographic profile, knowledge and opinion of consumers about the Fair, as well as information obtained from the local tourist reception and PRODARTE. The methodology used is qualitative, descriptive research focused on social construction, with data collection using structured questionnaires. The research strategy is defined as phenomenological, with the data collected analyzed by content. This study is justified by its contribution to the social environment, to the development of public policies, to the practice of commerce in the locus studied and to theoretical reference. After collecting the data, the analysis of the production chain reveals the realities of the beneficiaries, the consumers, the products sold and the institutional situation of the Feirinha, as well as its relationship with the tourist market in Recife.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cláudia Paiva de Almeida.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons