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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Débora Priscila Lima de-
dc.contributor.authorSILVA, Antoniel Amós dos Santos Lima da-
dc.date.accessioned2024-06-05T14:10:26Z-
dc.date.available2024-06-05T14:10:26Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.date.submitted2024-04-09-
dc.identifier.citationSILVA, Antoniel Amós dos Santos Lima da. Lei Lucas 13.722/18 como ferramenta de capacitação de professores de educação física escolar em primeiros socorros: uma revisão narrativa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56425-
dc.description.abstractO presente estudo traz à tona uma série de discussões sobre a importância dos professores de Educação Física Escolar estarem devidamente atualizados sobre as noções básicas de primeiros socorros, bem como dos riscos de acidentes nas aulas de Educação Física, da disciplina de primeiros socorros na graduação de Educação Física, além das responsabilidades legais impostas a esses profissionais durante o exercício de sua função. Sendo todas essas perspectivas, voltadas às influências da aprovação da Lei 13.722/18, conhecida como Lei Lucas. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo verificar o conteúdo e os princípios da Lei Lucas, identificando suas diretrizes e requisitos fundamentais para a capacitação dos professores de EFE em primeiros socorros. Trata-se, portanto, de uma revisão de literatura do tipo narrativa, onde foram utilizadas diferentes bases de dados, como a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Periódicos Capes, Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo.org) e em portais de Instituições de Ensino Superior (IES), sites e em documentos do Governo. Em relação aos termos de busca, utilizou-se os seguintes termos livres: Lei Lucas 13.722/18, primeiros socorros, Educação Física Escolar, professores de Educação Física, disciplina de primeiros socorros na graduação de Educação Física. Conclui-se que a Lei Lucas trouxe significativas contribuições, favorecendo o aumento das discussões sobre a importância da capacitação e reciclagem dos primeiros socorros por parte de professores de EFE e de toda comunidade da educação básica. Entretanto, ainda existem muitos desafios em relação ao processo de formação desses profissionais em relação ao conteúdo questão, trazendo à tona, a necessidade de novos estudos sobre a Lei Lucas associada à organização e adequações da disciplina de primeiros socorros nas graduações de licenciatura em Educação Física do Brasil. Além disso, sugere-se mais estudos para constatar a eficiência da implementação da Lei Lucas nas instituições atribuídas.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrimeiros Socorrospt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectCapacitação de professorespt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.titleLei Lucas 13.722/18 como ferramenta de capacitação de professores de educação física escolar em primeiros socorros : uma revisão narrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8752830848183267pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6970311957607139pt_BR
dc.description.abstractxThe present study brings to light a series of discussions regarding the importance of Physical Education School teachers being adequately updated on the basic principles of first aid, as well as the risks of accidents in Physical Education classes, the first aid discipline in Physical Education undergraduate courses, in addition to the legal responsibilities imposed on these professionals during the exercise of their duties. All these perspectives are focused on the influences of the approval of Law 13,722/18, known as the Lucas Law. In this sense, this study aims to verify the content and principles of the Lucas Law, identifying its guidelines and fundamental requirements for the training of Physical Education teachers in first aid. It is, therefore, a narrative literature review, where different databases were used, such as the Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (Lilacs), Capes Journals, Google Scholar, Scientific Electronic Library Online (Scielo.org), and portals of Higher Education Institutions (HEIs), websites, and governmental documents. Regarding the search terms, the following free terms were used: Lucas Law 13,722/18, first aid, Physical Education School, Physical Education teachers, first aid discipline in Physical Education undergraduate courses. It is concluded that the Lucas Law has brought significant contributions, favoring the increase in discussions about the importance of training and refreshing first aid skills by Physical Education teachers and the entire community of basic education. However, there are still many challenges regarding the training process of these professionals regarding the content in question, bringing to light the need for new studies on the Lucas Law associated with the organization and adjustments of the first aid discipline in Physical Education undergraduate courses in Brazil. Additionally, further studies are suggested to verify the effectiveness of the implementation of the Lucas Law in the assigned institutions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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