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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56407
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Título: | Movimentos entre a política cognição (in)formação e (trans)formação : formação de professores e professoras no contexto de parcerias público-privado na rede de ensino municipal de Caruaru e a constituição de subjetividades docentes |
Autor(es): | SILVA, Joselha Ferreira da |
Palavras-chave: | Docentes; Professores – Formação – Caruaru (PE); Educação continuada; Parceria público-privada – Caruaru (PE); Subjetividade |
Data do documento: | 18-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Joselha Ferreira da. Movimentos entre a política cognição (in)formação e (trans)formação: formação de professores e professoras no contexto de parcerias público-privado na rede de ensino municipal de Caruaru e a constituição de subjetividades docentes. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | O presente estudo, intitulado MOVIMENTOS ENTRE A POLÍTICA COGNIÇÃO (IN)FORMAÇÃO E (TRANS)FORMAÇÃO: formação de professores e professoras no contexto de parcerias público-privado na rede de ensino municipal de Caruaru e a constituição de subjetividades docentes, tem por objetivo geral: Problematizar como se forjam as subjetividades docentes no contexto das parcerias público-privadas. Nesse sentido, esta pesquisa se interessa em pensar a docência a partir da formação continuada, que se desenvolve em contextos de intensificação das Parcerias entre Fundação Lemann e do Instituto de Qualidade no Ensino e a rede municipal de Ensino de Caruaru. Caminhamos em nossa metodologia com a etnografia, para acompanharmos processos, nos aproximando assim dos objetivos da pesquisa. Para compor nosso referencial teórico convocamos os estudos Foucaultianos sobre dispositivos de tecnologias de poder, governamentalidade neoliberal, cuidado de si. Além do conceito empresário de si Safatle (2020), Brown (2019), Laval e Dardot (2016). Para problematizar os movimentos de privatização da educação, tomamos como referência os estudos de Peroni (2021), Peroni e Oliveira (2019; 2020) e Adrião et al. (2018; 2012; 2009), entre outros. O conceito de formação parte da noção de formação inventiva de Dias (2019; 2015; 2014; 2012; 2011; 2009) e Kastrup (2020; 2008; 2007), entendendo a formação como devir, voltada a uma política de cognição (trans)formação, a qual é avessa a política de cognição (in)formação. Destacamos em nossos achados que os professores e professoras (re)conhecem e se movimentam nesse contexto entre prescrições e normatizações das PPPs, assim como da Base Nacional Comum Curricular, porém apontam a proteção de sua autonomia para construção de experiências e aprendizagens acolhidas pelos espaçostempos da escola. Desse modo, dizem sobre a necessidade de uma gestão escolar que se organize para criar espaçostempos potentes, que mobilizem momentos de encontros para pensar a escola e a docência. Percebemos que a inventividade acontece nos encontros entre pares, possibilitando a formação docente e a composição de outras subjetividades. Ainda se evidenciou a formação acontecida na própria sala de aula, na relação entre professor e aluno, a partir de uma conduta aberta a imprevisibilidade, movida pela enação onde o sujeito tem a capacidade de constituir a si mesmo, pelo meio experiencial SER=FAZER=CONHECER, que se define como sistema autopoiético. Compreendemos, assim, que a docência vai se movimentando num campo de disputas que ora se assujeita a condutas da arte governamental neoliberal que tenta se estabelecer a partir do discurso do empresário de si, ora cria linhas de fugas e fazem outras políticas no microcontexto. Os achados da pesquisa (re)afirmam que a vida docente requer um cuidado de si e do mundo, perpassando as dimensões ética-estética- política, agindo pela cognição inventiva e pela (trans)formação, pois ao encontrar os signos e as mais diversas expressões de arte, como a escrita, literatura, música, cinema, as conversas rizomáticas, entre outros, ela pode se (trans)formar constituindo outras subjetividades, escapando pelo encontro que tem com a arte, no contexto da representação e normatização. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56407 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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