Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56343
Compartilhe esta página
Título: | Uso de veículos aéreos não tripulados para levantamento da condição superficial de pavimentos |
Autor(es): | FERRAZ, Lucas Albuquerque Nunes |
Palavras-chave: | VANT; Pavimento; Ortomosaico; Levantamento de defeitos; IGG |
Data do documento: | 19-Abr-2024 |
Citação: | Ferraz, Lucas Albuquerque Nunes. Uso de veículos aéreos não tripulados para levantamento da condição superficial de pavimentos. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A utilização dos veículos aéreos não tripulado (VANTs) em ambientes recreativos ou profissionais, está em uma constante crescente devido a sua capacidade de tornar processos mais rápidos e eficientes. Na engenharia de pavimentos, a aplicação desse equipamento pode ser utilizada nos Sistemas de Gerência de Pavimentos, para análise da condição dos milhares de quilômetros que formam a malha rodoviária Brasileira. Sabendo disso, esse trabalho propõe investigar os parâmetros para o uso de veículo aéreo não tripulado no levantamento superficial de condição de pavimento, bem como apresentar as diretrizes aplicadas nos voos de VANT em projetos topográficos. Para a análise e comparação dos dados adquiridos no levantamento real e modelo VANT, foi realizado o cálculo do IGG para todas as diferentes alturas como também um estudo sobre a acurácia dos modelos, apresentando os valores de GSD necessários e as principais variações na qualidade dos dados de acordo com a altura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56343 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lucas Albuquerque Nunes Ferraz.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons