Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56275

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARDOSO, Fernando da Silva-
dc.contributor.authorBRANDÃO, Lucas Leon Vieira de Serpa-
dc.date.accessioned2024-05-13T14:48:34Z-
dc.date.available2024-05-13T14:48:34Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Lucas Leon Vieira de Serpa. Pode o subalterno estudar? Cartografia da desigualdade de oportunidades para o acesso ao ensino superior pela classe trabalhadora periférica. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56275-
dc.description.abstractEnquanto as pesquisas sobre desigualdades de oportunidades, no que diz respeito ao acesso à educação, são construídas sob a ótica da análise estatística, por vezes negligenciando fatores subjetivos e qualitativos para uma compreensão mais profunda da realidade, este estudo tem como mapeamento principal investigar a relação estabelecida entre os filhos da classe trabalhadora que residem nos arredores da Universidade de Pernambuco com o acesso ao ensino superior com vistas a desigualdade de oportunidades vivenciada no processo formativo escolar, a partir da cartografia proposta por Deleuze e Guattari (2011). Leva em consideração, ou como intermezzo, os condicionantes de classe e território para acompanhar os processos de subjetivação da realidade, que reveste os percursos educacionais de estudantes do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Anibal Fernandes e a Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambuco. Pauta-se, sobretudo, na escrita agonística (Nietzsche, 2003), na experiência (Larrosa, 2021), na herança social (Boudon, 1981), e no sucesso/fracasso escolar (Lahire, 1997; 2002; 2006) como pontos de um rizoma para (re)pensar os caminhos e trajetórias dos estudantes moradores do bairro de Santo Amaro, no Recife, para o acesso ao ensino superior. Assim, o estudo contribui para ampliar os debates acerca da desigualdade de oportunidades a partir das conversações estabelecidas com estudantes que percorrem essa trajetória orientadas pelas ancoragens teóricas, pensando nos aspectos de subjetivação da realidade como marcadores importantes de compreensão dos percursos educacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIgualdade na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superior – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.titlePode o subalterno estudar? Cartografia da desigualdade de oportunidades para o acesso ao ensino superior pela classe trabalhadora periféricapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1619710133039424pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1087934915290279pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxWhile research on inequalities of opportunities, with regard to access to education, is constructed from the perspective of statistical analysis, sometimes neglecting subjective and qualitative factors for a deeper understanding of reality, this study's main mapping is to investigate the relationship established among the children of the working class who live in the vicinity of the University of Pernambuco with access to higher education with a view to the inequality of opportunities experienced in the school training process, based on the cartography proposed by Deleuze and Guattari (2011). It takes into account, or as an intermezzo, the conditions of class and territory to accompany the processes of subjectivation of reality, which covers the educational paths of high school students at the Anibal Fernandes Reference School in Secondary Education and the Reference School in Secondary Education Pernambuco Gymnasium. It is based, above all, on agonistic writing (Nietzsche, 2003), experience (Larrosa, 2021), social heritage (Boudon, 1981), and school success/failure (Lahire, 1997; 2002; 2006) as points of a rhizome to (re)think the paths and trajectories of students living in the Santo Amaro neighborhood, in Recife, towards accessing higher education. Thus, the study contributes to expanding debates about inequality of opportunities based on conversations established with students who follow this trajectory guided by theoretical anchors, thinking about aspects of subjectivation of reality as important markers of understanding educational paths.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lucas Leon Vieira de Serpa Brandão.pdf3,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons