Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56251

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMenezes, Priscylla Karoline de-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, JAKELINE DÉBORA BRITO-
dc.date.accessioned2024-05-09T15:08:04Z-
dc.date.available2024-05-09T15:08:04Z-
dc.date.issued2023-04-10-
dc.date.submitted2024-04-11-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Jakeline Débora Brito. A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O ENSINO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA PÚBLICA NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS PARADIGMAS. 2023, Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56251-
dc.description.abstractA expansão da educação superior no Brasil é um acontecimento que compõe o curso histórico dos ciclos do ensino superior nacional e suas metamorfoses. O dado trabalho justifica-se na idéia de que a democratização do ensino superior no Brasil é de uma temática “polêmica” e controversa, com uma grande amplitude histórica e teórico-conceitual que precisa ser resgatada e discutida sempre que possível. Diante do exposto, o presente estudo objetiva examinar o papel do Ensino a distância como uma política pública vinculada a democratização do acesso ao ensino superior, refletindo acerca das concepções, gestão e aplicação do ensino superior a distância. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica com busca orientada pelas palavraschave: Democratização; Ensino Superior; Ensino a Distância; Geografia referente à temática, nas bases de dados eletrônicas: Scielo, Periódicos Capes e Google Acadêmico, e a partir do desenvolvimento da pesquisa, foi produzido artigo visando gerar novos projetos com desdobramento do estudo em questão. Como resultado, foi possível identificar que ensino a distância e democratização do ensino superior possuem grande influência, o EAD se consolida como uma porta para o ensino superior para todos, mas como política pública, parece não considerar a diversificação do ingresso, ou seja, as desigualdades sociais, econômicas e raciais da sociedade, ficando sob a responsabilidade de outras políticas públicas educacionais a utilização de mecanismos de inclusão de minorias sociais no ensino superior de maneira geral. Vê-se também que a formação de profissionais de Geografia na modalidade semipresencial ainda encontra lacunas quando sua formação acontece no formato EAD, mesmo cumprindo suas funções sociais e atenuando na mediação da construção do conhecimento. Concluiu-se que é de grande necessidade incentivar e fazer uso dos novos conceitos em educação superior que estão surgindo conforme o avanço tecnológico, mas as questões educacionais não se resolvem pela simples aplicação técnica num processo de “modernização”, a Educação à Distância e o curso de Geografia na modalidade semipresencial, como qualquer modalidade de educação, precisa realizar-se como uma prática social significativa e que leve a autonomia, o respeito à liberdade e à razão.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDemocratização; Ensino Superior; Ensino a Distância; Geografiapt_BR
dc.titleA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O ENSINO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA PÚBLICA NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS PARADIGMASpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9164092995694661pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7399667580194286pt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GEOGRÁFICASpt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Geografiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC JAKELINE DÉBORA BRITO VASCONCELOS..pdf413,05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons