Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56251
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Menezes, Priscylla Karoline de | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, JAKELINE DÉBORA BRITO | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-09T15:08:04Z | - |
dc.date.available | 2024-05-09T15:08:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-11 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Jakeline Débora Brito. A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O ENSINO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA PÚBLICA NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS PARADIGMAS. 2023, Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56251 | - |
dc.description.abstract | A expansão da educação superior no Brasil é um acontecimento que compõe o curso histórico dos ciclos do ensino superior nacional e suas metamorfoses. O dado trabalho justifica-se na idéia de que a democratização do ensino superior no Brasil é de uma temática “polêmica” e controversa, com uma grande amplitude histórica e teórico-conceitual que precisa ser resgatada e discutida sempre que possível. Diante do exposto, o presente estudo objetiva examinar o papel do Ensino a distância como uma política pública vinculada a democratização do acesso ao ensino superior, refletindo acerca das concepções, gestão e aplicação do ensino superior a distância. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica com busca orientada pelas palavraschave: Democratização; Ensino Superior; Ensino a Distância; Geografia referente à temática, nas bases de dados eletrônicas: Scielo, Periódicos Capes e Google Acadêmico, e a partir do desenvolvimento da pesquisa, foi produzido artigo visando gerar novos projetos com desdobramento do estudo em questão. Como resultado, foi possível identificar que ensino a distância e democratização do ensino superior possuem grande influência, o EAD se consolida como uma porta para o ensino superior para todos, mas como política pública, parece não considerar a diversificação do ingresso, ou seja, as desigualdades sociais, econômicas e raciais da sociedade, ficando sob a responsabilidade de outras políticas públicas educacionais a utilização de mecanismos de inclusão de minorias sociais no ensino superior de maneira geral. Vê-se também que a formação de profissionais de Geografia na modalidade semipresencial ainda encontra lacunas quando sua formação acontece no formato EAD, mesmo cumprindo suas funções sociais e atenuando na mediação da construção do conhecimento. Concluiu-se que é de grande necessidade incentivar e fazer uso dos novos conceitos em educação superior que estão surgindo conforme o avanço tecnológico, mas as questões educacionais não se resolvem pela simples aplicação técnica num processo de “modernização”, a Educação à Distância e o curso de Geografia na modalidade semipresencial, como qualquer modalidade de educação, precisa realizar-se como uma prática social significativa e que leve a autonomia, o respeito à liberdade e à razão. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Democratização; Ensino Superior; Ensino a Distância; Geografia | pt_BR |
dc.title | A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O ENSINO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA PÚBLICA NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS PARADIGMAS | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9164092995694661 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7399667580194286 | pt_BR |
dc.degree.departament | DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Geografia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JAKELINE DÉBORA BRITO VASCONCELOS..pdf | 413,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons