Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56105

Comparte esta pagina

Título : D+ Sinais - Direção de Arte: um Glossário Inclusivo de termos de Design traduzido para Libras.
Autor : VASCONCELOS, Julia Alencar de Oliveira
Palabras clave : Design Inclusivo; Direção de Arte; Educação Inclusiva; Glossário; LIBRAS
Fecha de publicación : 19-mar-2024
Citación : VASCONCELOS, Júlia Alencar de Oliveira. D+ Sinais - Direção de Arte: um glossário inclusivo de termos de design traduzido para libras. 2024. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Design, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : O Design Inclusivo é uma vertente do Design que tem o intuito de projetar para todos, de modo que inclua sem distinção indivíduos nas mais variadas esferas de interação humana (GOMES E QUARESMA, 2016). Essa premissa se basta para evidenciar a educação de surdos no Ensino Superior do Brasil, mais especificamente no curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, que possui matriculada uma estudante surda. Dentro desse patamar, o presente memorial aplica a metodologia de Munari (1998) na catalogação de termos específicos da Disciplina de Direção de Arte da mesma instituição, a fim de traduzir, com o auxílio do Dr. Thiago Albuquerque tais termos, da Língua Portuguesa para a LIBRAS. Por fim, descreve e ilustra a montagem de um Glossário Inclusivo que possui como diferencial visual o uso de pop-ups para a exemplificação dos termos reunidos, além de possuir tecnologia assistiva, com vídeo-libras em todas as páginas de conteúdo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56105
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Júlia Alencar de Oliveira.pdf32,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons