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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUEDES, Saul Barbosa-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Bezerra da-
dc.date.accessioned2024-04-25T19:34:51Z-
dc.date.available2024-04-25T19:34:51Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.date.submitted2024-04-19-
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Bezerra da. Análise para recuperação e manutenção de via urbana na cidade de Caruaru: um estudo de caso. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56104-
dc.description.abstractÉ muito comum o aparecimento de patologias em vias urbanas no Brasil. Quando se trata desse assunto, geralmente se pensa sobre vias de cidades grandes, com pavimento asfáltico. Porém, quando o revestimento é feito com paralelepípedo, mesmo em vias de menor tráfego, as patologias também surgem, podendo ser mais recorrente que nas vias de pavimentação asfáltica. No presente estudo, é analisada a via de acesso a um loteamento de médio porte, na cidade de Caruaru-PE, pois surgiram afundamentos ou trilhas de roda, antes mesmo do seu uso ser aberto para o tráfego público. A análise foi feita a partir dos dados, obtidos em laboratório, do solo utilizado para as camadas da base e do subleito, para assim verificar o dimensionamento do pavimento. Com o surgimento da patologia desenvolvida (deformação excessiva do pavimento), pode-se ter ocorrido erros no dimensionamento ou na execução, má qualidade dos materiais utilizados, além de problemas com a drenagem do pavimento. Dessa maneira, esse trabalho teve como objetivo realizar os ensaios de caracterização geotécnica, e dimensionar o pavimento pelo método da Prefeitura Municipal de São Paulo, em função do comportamento mecânico dos materiais utilizados (CBR). Com isso, foram comparados os resultados obtidos em relação ao que foi feito e observado em campo, de acordo com os parâmetros de dimensionamento, execução e qualidade dos materiais. Portanto, em função da análise obtida após a comparação, as medidas corretivas e preventivas sugeridas foram, a reconstrução do pavimento, e a execução de um sistema de drenagem, ambos com controle tecnológico seguindo as normas pertinentes.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPavimentopt_BR
dc.subjectPatologiaspt_BR
dc.subjectCaracterização geotécnicapt_BR
dc.subjectDimensionamentopt_BR
dc.titleAnálise para recuperação e manutenção de via urbana na cidade de Caruaru: um estudo de caso.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5498165432632888pt_BR
dc.description.abstractxIt is very common for pathologies to appear on urban roads in Brazil. When it comes to this subject, we generally think of roads in large cities, with asphalt pavement. However, when the coating is made with cobblestone, even on roads with less traffic, pathologies also arise, which may be more recurrent than on asphalt paved roads. In the present study, the access road to a medium-sized subdivision in the city of Caruaru-PE is proven, as sinkholes or wheel tracks appeared, even before its use was opened to public traffic. The analysis was carried out using data obtained in the laboratory, from the soil used for the base and subgrade layers, in order to verify the sizing of the pavement. With the emergence of the developed pathology (excessive deformation of the pavement), errors may have occurred in sizing or execution, poor quality of the materials used, in addition to problems with pavement drainage. Therefore, this work aimed to carry out geotechnical characterization tests and dimension the pavement using the São Paulo City Council method, depending on the mechanical behavior of the materials used (CBR). With this, the results obtained were compared in relation to what was done and presented in the field, according to the parameters of sizing, execution and quality of the materials. Therefore, based on the analysis obtained after the comparison, the suggested corrective and preventive measures were, the pavement walls, and the execution of a drainage system, both with technological control following the relevant standards.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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