Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56094

Compartilhe esta página

Título: Pegada hídrica populacional em região semiárida: um estudo da influência do setor industrial no consumo indireto de água no Agreste pernambucano.
Autor(es): FREITAS, Isabela de Araujo Souza
Palavras-chave: Consumo de água; Recursos hídricos; Indicadores
Data do documento: 26-Mar-2024
Citação: FREITAS, Isabela de Araújo Souza. Pegada hídrica populacional em região semiárida: um estudo da influência do setor industrial no consumo indireto de água no Agreste pernambucano. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este estudo concentra-se no impacto da economia na Pegada Hídrica (PH), uma ferramenta crucial para medir a sustentabilidade no uso da água em uma determinada área. O objetivo primordial foi avaliar a PH média dos habitantes da região Agreste de Pernambuco, estabelecendo relações com indicadores sociais e econômicos relevantes. Os resultados revelaram que o valor desse indicador na região está abaixo da PH per capita global e da média brasileira, uma característica atribuída às condições semiáridas predominantes na região. Foi observada uma relação linear entre a renda e a PH, evidenciando que populações com maior poder aquisitivo tendem a consumir mais produtos, resultando em níveis mais elevados de PH. O estudo também direcionou seu foco para o perfil industrial e de desenvolvimento de cada município, destacando como esses aspectos se refletem no padrão de consumo de água da população local. Por último, é crucial ressaltar que a qualidade da água desempenha um papel fundamental na gestão dos recursos hídricos. Algumas atividades industriais podem ser menos intensivas no consumo de água, o que pode orientar a alocação eficiente dos recursos hídricos disponíveis para promover o desenvolvimento sustentável das cidades da região Agreste de Pernambuco. Este estudo enfatiza a importância de abordagens integradas e sustentáveis na gestão dos recursos hídricos, visando o equilíbrio entre as necessidades econômicas e ambientais da região.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56094
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Isabela de Araújo Souza Freitas.pdf660,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons