Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56085
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BREUNIG, Tiago Hermano | - |
dc.contributor.author | SILVA, Sávio Augusto Francisco da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T19:20:43Z | - |
dc.date.available | 2024-04-24T19:20:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sávio Augusto Francisco da. Literatura, samba e malandragem: análise da figura do malandro em letras de samba. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Letras Português Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56085 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo, procurou-se promover uma análise crítica, a partir de base bibliográfica, sobre como a BNCC (2018) e o Currículo de Pernambuco (2021) propõem o ensino de literatura na perspectiva das relações étnico-raciais embasadas nas leis 10.639/03 e 11.645/08. A partir dessa análise, ancorada na perspectiva de Freitas (2018) e Mendes (2020), pensamos como o personagem malandro, retratado em letras de samba da década de 1930, pode possibilitar o estudo da história e cultura afro-brasileira nas aulas de literatura. Sendo este um caminho para contemplar a diversidade na sala de aula prevista por tais documentos, produziu-se a análise de duas canções: “Nasci no samba”, de Bide e Benedito Lacerda, e "Lenço no Pescoço", de Wilson Baptista, pensando essas obras como legítimas no campo literário assim como pontua Dalcastagne (2012). Tal análise foi embasada em um estudo sobre o contexto histórico do surgimento do samba, suas matrizes africanas, a relação com a religiosidade e o personagem malandro. Para tanto, utilizamos as contribuições de Sodré (1998), Matos (1982) e Dealtry (2009). O malandro tornou-se um dos principais veios temáticos das composições de samba de origem proletário-negra no início do século XX, é uma figura complexa que não pode ser analisada sem uma compreensão do contexto social e histórico pós-abolicionista. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.subject | Personagem Malandro | pt_BR |
dc.title | Literatura, samba e malandragem: análise da figura do malandro em letras de samba | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4555361609634168 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this article, we aimed to promote a critical analysis, based on bibliographic sources, of how the BNCC (2018) and the Pernambuco Curriculum (2021) propose the teaching of literature from the perspective of ethnic-racial relations grounded in laws 10.639/03 and 11.645/08. Through this analysis, anchored in the perspectives of Freitas (2018) and Mendes (2020), we explore how the trickster character, depicted in samba lyrics from the 1930s, can facilitate the study of Afro-Brazilian history and culture in literature classes. This serves as a means to address classroom diversity as outlined in these documents. We conducted an analysis of two songs: "Nasci no samba" by Bide and Benedito Lacerda, and "Lenço no Pescoço" by Wilson Baptista, considering these works as legitimate within the literary field, as highlighted by Dalcastagne (2012). Our analysis was informed by a study of the historical context of the emergence of samba, its African roots, its relationship with religiosity, and the trickster character. To this end, we drew upon the contributions of Sodré (1998), Matos (1982), and Dealtry (2009). The trickster became one of the main thematic veins of proletarian-black samba compositions in the early 20th century, representing a complex figure that cannot be analyzed without an understanding of the post-abolitionist social and historical context. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Sávio Augusto Francisco da Silva.pdf | 228,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons