Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56058

Compartilhe esta página

Título: O papel da cianidina-3-O-glicosídeo, uma antocianina, na prevenção e tratamento das doenças do sistema nervoso : uma revisão integrativa
Autor(es): OLIVEIRA, Maria Wanessa Lopes da Silva
Palavras-chave: doenças; sistema nervoso; antocianinas; cianidina-3-O-glicosídeo
Data do documento: 19-Mar-2024
Citação: OLIVEIRA, Maria Wanessa Lopes da Silva. O papel da cianidina-3-O-glicosídeo, uma antocianina, na prevenção e tratamento das doenças do sistema nervoso: uma revisão integrativa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O aumento da expectativa e o estilo de vida da população promovem o aumento da incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como as que afetam o sistema nervoso. Sob essa condição, intervenções que visam mudanças dietéticas e nos hábitos alimentares demonstram papel importante no combate dessas comorbidades. Entre elas o aumento do consumo de antocianinas na dieta pode auxiliar na prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida do indivíduo. Uma das antocianinas mais difundidas entre os vegetais é a cianidina 3-O-glicosídeo (C3G), que pode ser encontrada em grande quantidade em frutas tropicais brasileiras como açaí, jussara, jambo e jabuticaba. O processo de degradação da C3G no organismo gera metabólitos que estão associados com benefícios à saúde dos indivíduos. A atual pesquisa tem como objetivo realizar uma pesquisa integrativa acerca dos estudos que abordam sobre o papel da C3G no sistema nervoso, como forma de prevenção e/ou atenuação dos sintomas relacionados com doenças do sistema nervoso. A metodologia empregada como escopo para avaliar a hipótese de ação da C3G sobre o sistema nervoso foi realizada através do banco de dados PUBMED, SciElo e LILACS. Foram utilizados os descritores e suas combinações na língua portuguesa e inglesa: "Cianidina-3-O-glicosídeo" e “Doenças do Sistema Nervoso"; “Cyanidin-3-O-glucoside” e “Nervous System Diseases”. Foram encontrados ao total 19 estudos dos quais 05 estudos foram selecionados. Os resultados obtidos demonstraram efetividade da ação da C3G sobre a modulação de processos oxidativos e inflamatórios. Os estudos selecionados avaliaram esses mecanismos sobre doenças como Alzheimer, acidente vascular encefálico e processos neuroinflamatórios. Por isso, são necessários estudos com humanos para avaliar os mecanismos de ação e seus efeitos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56058
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Wanessa LSO- TCC2- 31_03_24 - MONOGRAFIA-ATTENA.pdf969,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons