Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55945

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Débora Priscila-
dc.contributor.authorBARBOSA, Ing Fernanda-
dc.date.accessioned2024-04-16T12:28:57Z-
dc.date.available2024-04-16T12:28:57Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2024-01-29-
dc.identifier.citationBarbosa, Ing Fernanda Cabral. Psicomotricidade funcional nas aulas de educação física como ferramenta para melhoria de habilidades motoras de alunos com transtorno do espectro autista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55945-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neuropsiquiátrica complexa que afeta a maneira como uma pessoa percebe e interage com o mundo ao seu redor. A educação é um direito constitucional conferido a todos os cidadãos com abrangência universal. A Psicomotricidade Funcional (PF) busca integrar aspectos motores, cognitivos e emocionais, e promove o desenvolvimento global da criança. Esse estudo trata-se de uma revisão narrativa literária acerca da psicomotricidade funcional nas aulas de educação física com crianças com TEA. Assim, foram conceituados o TEA e as dificuldades dos profissionais dentro da educação física escolar tradicional. Demonstramos princípios da psicomotricidade funcional nas aulas de educação física. Conclui-se a partir disso que a psicomotricidade funcional desempenha um papel vital na educação de crianças com TEA, oferece uma abordagem integrada para o desenvolvimento motor, cognitivo e social. Ao ser adaptada de forma individualizada e incorporada a uma abordagem inclusiva, o professor de educação física pode contribuir significativamente para o progresso e a qualidade de vida das crianças com TEA.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectPsicomotricidade funcionalpt_BR
dc.titlePsicomotricidade funcional nas aulas de educação física como ferramenta para melhoria de habilidades motoras de alunos com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0836441895901787pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6970311957607139pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder (ASD) is a complex neuropsychiatric condition that affects the way a person perceives and interacts with the world around them. Education is a constitutional right granted to all citizens with universal coverage. Functional Psychomotricity (PF) seeks to integrate motor, cognitive and emotional aspects, and promotes the child's global development. This work aimed to review the literature on functional psychomotricity in physical education classes with children with ASD. Thus, ASD and the difficulties within traditional school physical education were conceptualized. We demonstrate principles of functional psychomotricity in physical education classes. It is concluded from this that functional psychomotricity plays a vital role in the education of children with ASD, offering an integrated approach to motor, cognitive and social development. When adapted individually and incorporated into an inclusive approach, physical education teachers can significantly contribute to the progress and quality of life of children with ASD.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FINAL_-_ING_FERNANDA_CABRAL_BARBOSA_assinado.pdf364,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons