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Título : Validação de vídeo educacional para prevenção de incapacidades advindas da hanseníase
Autor : OLIVEIRA, Aline Silva de
Palabras clave : Hanseníase; Tecnologia educacional; Pessoa com incapacidade física; Enfermagem; Autocuidado
Fecha de publicación : 18-ene-2024
Citación : OLIVEIRA, Aline Silva de. Validação de vídeo educacional para prevenção de incapacidades advindas da hanseníase. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco) - Recife, 2024.
Resumen : Introdução: A aplicabilidade da educação em saúde é fundamental na promoção do autocuidado aos acometidos pela hanseníase, sobretudo para promover melhorias na qualidade de vida. À vista disso, existem as tecnologias educacionais em saúde que auxiliam o processo de concretização da aquisição do conhecimento de forma atrativa, dinâmica e assertiva. Objetivo: Validar o vídeo educacional para prevenção de incapacidades advindas da hanseníase aos indivíduos acometidos pela hanseníase. Método: Estudo metodológico de validação do vídeo educacional. Primeiramente, validou-se com 16 juízes da área de saúde, educação e comunicação, os quais foram selecionados por meio do Lattes a fim de responderem eletronicamente, via Google Forms, o instrumento de coleta de dados adaptado com questões destinadas a avaliar a aparência, o conteúdo, a relevância, a linguagem e sugestões/considerações para adequação dos itens. Posteriormente, presencialmente, validou-se com o público-alvo, composto por 7 participantes do grupo do autocuidado do Distrito Sanitário IV de Recife/PE. Para validação dos itens do vídeo educacional, estipulou-se o Índice de Validade do Conteúdo (IVC) maior ou igual a 0,80 para os juízes e público-alvo. As demais etapas foram a análise dos dados e ajustes necessários do vídeo educacional. Este projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco e aprovado, sob parecer nº 5.775.734. Resultados: Na validação pelos juízes, verificou-se que os índices da dimensão aparência, conteúdo, relevância e linguagem verbal atingiram valores acima de 0,80 e, consequentemente, o SCVI/Ave também. Outrossim, em relação à validação pelo público-alvo, analisou-se que todos os índices alcançaram um I-CVI de 1,0, dando SCVI/Ave de 1,0, acima do estipulado neste estudo. Conclusões: Concluiu-se que o vídeo é válido, viável e útil para aplicabilidade na educação em saúde e promoção do autocuidado dos indivíduos acometidos pela hanseníase.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55938
Aparece en las colecciones: (TCC) - Enfermagem

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