Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55919
Comparte esta pagina
Título : | Saúde em educação popular com adolescentes do Programa Acelera |
Autor : | OLIVEIRA, Geisa Pâmela Cabral de |
Palabras clave : | Adolescentes; Educação Popular em Saúde; Educação Alimentar e Nutricional; Saúde bucal |
Fecha de publicación : | 19-mar-2024 |
Citación : | OLIVEIRA. Geisa Pâmela Cabral de. Saúde em educação popular com adolescentes do Programa Acelera. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | O trabalho consistiu em uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública do município do Recife-PE, com o objetivo de desenvolver e avaliar um processo participativo de construção de estratégias e metodologias educativas em Educação Popular em Saúde (EPS), com adolescentes do Programa Acelera. A partir de diagnósticos realizados com a comunidade escolar, identificou-se problemas sociais, pedagógicos e de saúde, sendo a análise reflexiva do diagnóstico utilizado como norteador para o planejamento e desenvolvimento das ações. Assim, foram realizadas nove oficinas temáticas acerca de Saúde, Alimentação Saudável, Saúde Bucal e Cultura de Paz, utilizando-se de recursos e instrumentos lúdicos e educativos como: jogos, dinâmicas e brincadeiras. As ações concedeu aos adolescentes momentos de aprofundamento teórico e reflexão sobre saúde, contribuindo para a transformação da sua realidade. Ademais, as estratégias educativas pautadas na EPS possibilitaram aos participantes o compartilhamento e a aquisição de conhecimentos, o sentimento de pertencimento e autonomia. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55919 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Nutrição |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Geisa Pâmela Cabral de Oliveira.pdf | 11,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons