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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55898
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Título: | Educação alimentar e nutricional com adolescentes de escola pública em Recife : uma vivência pautada na educação popular em saúde |
Autor(es): | SANTOS, Heloísa Correia |
Palavras-chave: | Educação alimentar e Nutricional;; Saúde do escolar; Educação Popular em Saúde |
Data do documento: | 19-Mar-2024 |
Citação: | SANTOS, Heloísa Correia. Educação alimentar e nutricional com adolescentes de escola pública em Recife : uma vivência pautada na educação popular em saúde . 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Nutrição) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O projeto constitui-se de uma pesquisa-ação, sendo parte integrante do projeto de extensão de natureza interdisciplinar “Promoção da saúde do escolar (quinto ciclo): Produção de materiais instrucionais lúdicos e educativos (MILEs) à luz da Educação Popular”. Sendo assim, o presente trabalho é pautado nos princípios da Promoção da Saúde, da Educação Popular em Saúde (EPS) contemplando a Segurança Alimentar e Nutricional, o Direito Humano à Alimentação Adequada. As ações foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2023, semanalmente, por professores e estudantes dos cursos de Nutrição e Odontologia da UFPE . O principal objetivo foi desenvolver estratégias e metodologias educativas inovadoras em Educação Alimentar e Nutricional com os escolares, adolescentes ,do Programa Acelera de uma escola pública do Recife. Inicialmente, realizou-se diagnóstico participativo com gestores, professores e escolares adolescentes, possibilitando momentos de reflexão e identificação de problemas sociais, pedagógicos e de saúde com manifestação sobre as ações a serem desenvolvidas referentes a alimentação, nutrição, cultura de paz e saúde bucal, com adolescentes do Programa Acelera. Com essa turma foi realizado o diagnóstico participativo com atividades lúdicas, que possibilitou a identificação de temas de interesse, dos principais problemas e potencialidades de resolução e o interesse em participar do projeto. A análise reflexiva sobre esse diagnóstico foi norteadora das ações propostas, acolhendo as sugestões e apontando as potencialidades do grupo, os aspectos positivos e limitações. As estratégias e metodologias educativas, lúdicas e participativas, objetiva promover uma relação dialógica, empática e de confiança com o grupo, utilizando-se de rodas de conversas, oficinas temáticas e instrumentos lúdicos a exemplo de brincadeiras, jogos e dinâmicas. As oficinas realizadas foram: “Quebrando o gelo”; “Imaginação e memória”; “Alimentação para uma vida saudável”, “Cultura alimentar e Ecologia”; “Cultura de Paz como intervenção na violência cotidiana”. Em todo o processo os produtos gerados e os resultados de cada ação eram avaliados coletivamente, voltados a novas possibilidades de ação. Como resultados, houve interesse dos escolares pelas ações, expressaram opiniões, dúvidas, curiosidades, saberes, sentimentos e expectativas. Além disso, evidenciou-se ganhos em novos conhecimentos e em procedimentos vinculados aos temas abordados, a arte e a comunicação, por meio das produções apresentadas. A autonomia se fez presente nas opiniões/propostas de soluções viáveis diante dos problemas comunitários apontados. Destaca-se também a afirmação do protagonismo, autoconfiança e autonomia necessárias para a construção do autocuidado em saúde, além de promover o reconhecimento como sujeito de direitos e o empoderamento dos participantes. Os objetivos propostos foram alcançados satisfatoriamente, pois as estratégias pedagógicas referenciada na EPS, tem favorecido a construção de vínculos, amorosidade e fortalecimento da autoconfiança entre os participantes, possibilitando compartilhamento de saberes, aquisição de novos conhecimentos, o sentido de pertencimento, autonomia e a construção de cidadania na comunidade escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55898 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Nutrição |
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