Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55877

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de-
dc.contributor.authorSILVA, Aline Josefa da-
dc.date.accessioned2024-04-12T16:19:24Z-
dc.date.available2024-04-12T16:19:24Z-
dc.date.issued2024-03-11-
dc.date.submitted2024-04-12-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Josefa da. A prática docente na educação do campo e suas imbricações com o cotidiano. 2024. Trabalho de Cnclusão de Curso( Pedagogia). Universidade Federal de Pernambuco, CARUARU, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55877-
dc.description.abstractA presente pesquisa se insere no campo educacional objetivando compreender as práticas docentes na educação do campo e suas imbricações com o cotidiano trazendo o fazer docente e sua prática no currículo campesino, no processo de ensino-aprendizagem e nas especificidades do campo. Assim, para compreender de forma discursiva como se dá a prática docente em escolas do campo que possuem turmas multisseriadas, bem como, currículo, processo de ensino-aprendizagem e fazer docente foram mobilizados autores como Almeida (2014), Bragagnolo e Luna (2004), Kolling (2002), Caldart (2009), Hage (2008). A pesquisa tem como perspectiva metodológica a entrevista semiestruturada e para análise dos dados foi utilizada a teoria do discurso de Laclau e Mouffe, compreendendo a necessidade de abarcar o tempo e o momento em um contexto que insere o real, político e social. Os resultados deste estudo revelam que a prática docente ocorre mediante o cotidiano, as relações entre os sujeitos, os saberes e vivências inerentes ao professor, portanto uma prática em movimento. Também foi possível identificar que a educação campesina se caracteriza pela presença forte da cultura local, das tradições e do sentimento de pertencimento dos sujeitos, sendo assim possível concluir que, a prática docente nas turmas multisseriadas do campo se dá mediante a corporificação do currículo pensado e vivido, com a finalidade de relacionar os conteúdos teóricos aos saberes práticos que são inerentes aos alunos.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMultissériept_BR
dc.titleA prática docente na educação do campo e suas imbricações com o cotidiano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aline Josefa da SIlva..pdf298 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons