Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55844

Compartilhe esta página

Título: Priorização estratégica de ativos físicos numa indústria de acumuladores elétricos
Autor(es): SILVA, Everton Barros da
Palavras-chave: Gestão estratégica de ativos; Ativos físicos; Estratégia de negócio; Priorização; Sistema de gestão de ativos
Data do documento: 19-Mar-2024
Citação: Silva, Everton Barros da. Priorização estratégica de ativos físicos numa indústria de acumuladores elétricos. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: As evoluções tecnológicas e a complexidade crescente dos sistemas de produção têm impulsionado as organizações a desenvolver abordagens integrativas visando gerar vantagem competitiva e agregar valor. No levantamento do estado da arte, a gestão estratégica de ativos emerge como um tema relevante na indústria e na pesquisa científica, especialmente em setores intensivos em ativos, onde tem sido notada a necessidade da priorização deles em prol da melhor utilização dos recursos que são limitados e escassos. Neste contexto, este trabalho apresenta a utilização de um modelo com uma abordagem multidisciplinar para relacionar os ativos físicos e a estratégia de negócio, e a partir disso, classificar os ativos em classes de prioridade à luz dos objetivos organizacionais, que contribui na redução da lacuna existente no tema. A aplicação do modelo em uma indústria de acumuladores elétricos teve como resultado a classificação dos ativos em níveis de prioridade, orientados de forma estratégica. A classificação resultante dos ativos permite uma percepção estratégica para o decisor que dá maior embasamento ao processo de tomada de decisão, por exemplo, alocando recursos para ativos antes não vistos como críticos mas que têm contribuição considerável na estratégia de negócio. Em comparação com o modelo utilizado pela empresa, o modelo sugerido neste trabalho ajudou a destacar a importância da consideração dos aspectos estratégicos do negócio na priorização dos ativos, fornecendo uma visão completa do impacto dos ativos no negócio. Através do modelo também foi possível permitir uma gestão estratégica de ativos, observando-se assim benefícios gerados pela aplicação deste trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55844
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Everton Barros Da Silva.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons