Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55836

Compartilhe esta página

Título: Análise do Frequency-Following Response com estímulo de fala com e sem ruído em adultos infectados pelo zika e/ou chikungunya
Autor(es): VENÂNCIO, Leonardo Gleygson Angelo
Palavras-chave: Zika Vírus; Vírus Chikungunya; Potenciais Evocados Auditivos; Fala; Ruído
Data do documento: 23-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VENÂNCIO, Leonardo Gleygson Angelo. Análise do Frequency-Following Response com estímulo de fala com e sem ruído em adultos infectados pelo zika e/ou chikungunya. 2024. Tese (Doutorado em Cirurgia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Alterações nas vias auditivas relacionadas à infecção pelos arbovírus Zika (ZIKV) e Chikungunya (CHIKV) foram relatadas na população pediátrica, contudo, existem lacunas sobre os efeitos no processamento auditivo central em adultos, especialmente para o processamento da fala no ruído, analisado por meio das características do exame Frequency- Following Response (FFR). O objetivo desse estudo foi analisar o FFR com estímulo de fala, com e sem ruído, em adultos com infecção anterior pelos ZIKV e/ou CHIKV, bem como compará-los com um grupo sem as referidas infecções. Trata-se de um estudo transversal com grupo de comparação, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob número de parecer 5.791.776. Foi realizado o FFR em indivíduos adultos, sem evidências de perda auditiva com diagnóstico laboratorial que comprove ou descarte a exposição à infecção em duas condições: no silêncio com apresentação do estímulo /da/ apenas e com ruído utilizando a apresentação do estímulo /da/ 4ms depois do ruído. Foram identificados os picos das V, A, C, D, E, F e O e analisados o domínio do tempo e da frequência do FFR. Foram avaliados 85 participantes, sendo 65 participantes do grupo com arbovírus e 20 adultos sem os arbovírus, bem como descritos suas características sociodemográficas, aspectos de saúde geral e audição. Ao comparar as respostas do FFR, com e sem ruído, intragrupos foram encontradas diferenças para ambos os grupos em várias medidas, todavia, as diferenças foram estatisticamente significativas apenas para a relação sinal-ruído, correlação entre estímulo e reposta transiente, pitch Error e pitch Strength por meio do teste de Wilcoxon. O ruído provocou a presença do efeito forward masking, independente dos arbovírus. Indivíduos adultos com infecção anterior pelo ZIKV ou CHIKV, portanto, apresentam respostas neurais no FFR distintas de um grupo sem tais infecções.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55836
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Cirurgia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Leonardo Gleygson Angelo Venancio.pdf
  Item embargado até 2026-04-04
6,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons