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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55807

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMARGO, Andrea Barbosa-
dc.contributor.authorSANTANA, Laís Vitória Farias de-
dc.date.accessioned2024-04-09T17:07:08Z-
dc.date.available2024-04-09T17:07:08Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-03-29-
dc.identifier.citationSANTANA, Laís Vitória Farias de. Alto do Moura e o tripé do barro: inspiração para a criação de uma coleção de estampas. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Design) - Universidade federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55807-
dc.description.abstractEste trabalho objetiva criar uma coleção de estampas inspirada no Alto do Moura, bairro de Caruaru (PE), com recorte para o tripé do barro, formado pelo Mestre Vitalino, Mestre Manuel Eudócio e Mestre Zé Caboclo. Os padrões desenvolvidos serão aplicados na área têxtil, com o objetivo de confeccionar camisas. O norteamento teórico desse projeto se deu a partir dos estudos e algumas técnicas da área de Design de Superfícies, incluindo uma apresentação sobre o território e os artesãos abordados. A metodologia usada para o desenvolvimento projetual foi a de Bruno Munari (1998), com algumas adaptações baseadas em Silva (2018), para melhor adequar algumas etapas a este projeto e otimizar o processo da criação da coleção. Como resultado, é apresentada uma coleção de 10 estampas que contribui para comunicar, fortalecer, valorizar e preservar a identidade cultural do Alto do Moura, a tradição do artesanato de barro e o legado do tripé.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesign de superfíciespt_BR
dc.subjectAlto do Mourapt_BR
dc.subjectTripé do barropt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.titleAlto do Moura e o tripé do barro: inspiração para a criação de uma coleção de estampas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4751788297930815pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to create a collection of prints inspired by Alto do Moura, neighborhood of Caruaru (PE), with a focus on the clay tripod, formed by Mestre Vitalino, Mestre Manuel Eudócio and Mestre Zé Caboclo. The standards developed will be applied in the textile area, with the aim of making shirts. The theoretical guidance of this project was based on studies and some techniques in the area of Surface Design, including a presentation about the territory and the artisans covered. The methodology used for project development was that of Bruno Munari (1998), with some adaptations based on Silva (2018), to better adapt some steps to this project and optimize the process of creating the collection. As a result, a collection of 10 prints is presented that contributes to communicating, strengthening, valuing and preserving the cultural identity of Alto do Moura, the tradition of clay crafts and the legacy of the tripod.pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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