Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55644

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTENEGRO, Ana Cristina de Albuquerque-
dc.contributor.authorSILVA, Matheus Phellipe Santos-
dc.date.accessioned2024-03-27T14:38:15Z-
dc.date.available2024-03-27T14:38:15Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.date.submitted2024-03-16-
dc.identifier.citationSilva, M. P. S. F.; Desenvolvimento da morfossintaxe em crianças autistas com a implementação do método DHACA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55644-
dc.description.abstractObjetivo: Investigar se o método de Desenvolvimento das Habilidades Comunicacionais no Autismo (DHACA) promove o desenvolvimento da morfossintaxe em crianças autistas não verbais e minimamente verbais. Métodos: Estudo do tipo série de casos com amostra composta por 12 crianças enquadradas no Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 2 e 5 anos de idade não-verbais ou minimamente verbais. Foram realizadas de 16 a 20 sessões de intervenção com uso da comunicação alternativa por meio do método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA) sendo utilizado um livro de comunicação alternativa de baixa tecnologia. Resultados: Após a intervenção, duas (16,67%) crianças adquiriram habilidade 2, oito (66,67%) a terceira e outras duas (16,67%) a quarta habilidade. As crianças apresentaram níveis de construção frasal heterogênea com aumento de palavras de classes gramaticais variadas, tendo em vista as habilidades comunicativas alcançadas após intervenção, atingindo estruturas morfossintáticas compostas por 3 a 7 palavras, com funções pragmáticas diversas. Conclusão: A intervenção com a implementação do método DHACA contribuiu para o desenvolvimento morfossintático, evidenciado pelo aumento da extensão e complexidade das frases, ampliação do vocabulário, por meio de um sistema robusto de comunicação alternativa de baixa tecnologia promovendo maior funcionalidade comunicativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent17p.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectautismopt_BR
dc.subjectcomunicaçãopt_BR
dc.subjectfonoaudiologiapt_BR
dc.subjectauxiliares de comunicação para pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectlinguagem infantilpt_BR
dc.titleDesenvolvimento da morfossintaxe em crianças autistas com a implementação do método DHACApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448583596304371pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6222589760582176pt_BR
dc.description.abstractxPurpose: To investigate if the Development of Communication Skills in Autism (DHACA) method promotes the morphosyntax development in non-verbal autistic children and minimally verbal. Methods: It's a longitudinal case series that studies compound children inside of Autism Spectrum Disorder (ASD) between 2 and 5 years old non-verbal and minimally verbal. It was 16 to 20 of intervention using alternative communication with the method of Development of Communication Skills in Autism (DHACA) using a book of bass technology. Results: After the intervention, two (16.67%) children acquired skill 2, eight (66.67%) the third and another two (16.67%) the fourth skill. The children presented heterogeneous phrasal construction levels with an increase in words from different grammatical classes, considering the communicative skills achieved after the intervention, reaching morphosyntactic structures composed of 3 to 7 words, with different pragmatic functions. Conclusion: The intervention with the implementation of the DHACA method contributed to morphosyntactic development, evidenced by the increase in vocabulary, length and complexity of sentences produced through a robust low-technology alternative communication system, promoting greater communicative functionality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFN) - Departamento de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9069-7224pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Desenvolvimento da Morfossintaxe em Crianças Autistas com a implementação do Método DHACA.pdf219,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons