Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55644
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MONTENEGRO, Ana Cristina de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | SILVA, Matheus Phellipe Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T14:38:15Z | - |
dc.date.available | 2024-03-27T14:38:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-16 | - |
dc.identifier.citation | Silva, M. P. S. F.; Desenvolvimento da morfossintaxe em crianças autistas com a implementação do método DHACA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55644 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Investigar se o método de Desenvolvimento das Habilidades Comunicacionais no Autismo (DHACA) promove o desenvolvimento da morfossintaxe em crianças autistas não verbais e minimamente verbais. Métodos: Estudo do tipo série de casos com amostra composta por 12 crianças enquadradas no Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 2 e 5 anos de idade não-verbais ou minimamente verbais. Foram realizadas de 16 a 20 sessões de intervenção com uso da comunicação alternativa por meio do método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA) sendo utilizado um livro de comunicação alternativa de baixa tecnologia. Resultados: Após a intervenção, duas (16,67%) crianças adquiriram habilidade 2, oito (66,67%) a terceira e outras duas (16,67%) a quarta habilidade. As crianças apresentaram níveis de construção frasal heterogênea com aumento de palavras de classes gramaticais variadas, tendo em vista as habilidades comunicativas alcançadas após intervenção, atingindo estruturas morfossintáticas compostas por 3 a 7 palavras, com funções pragmáticas diversas. Conclusão: A intervenção com a implementação do método DHACA contribuiu para o desenvolvimento morfossintático, evidenciado pelo aumento da extensão e complexidade das frases, ampliação do vocabulário, por meio de um sistema robusto de comunicação alternativa de baixa tecnologia promovendo maior funcionalidade comunicativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outros | pt_BR |
dc.format.extent | 17p. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | autismo | pt_BR |
dc.subject | comunicação | pt_BR |
dc.subject | fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | auxiliares de comunicação para pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | linguagem infantil | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento da morfossintaxe em crianças autistas com a implementação do método DHACA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0448583596304371 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6222589760582176 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Purpose: To investigate if the Development of Communication Skills in Autism (DHACA) method promotes the morphosyntax development in non-verbal autistic children and minimally verbal. Methods: It's a longitudinal case series that studies compound children inside of Autism Spectrum Disorder (ASD) between 2 and 5 years old non-verbal and minimally verbal. It was 16 to 20 of intervention using alternative communication with the method of Development of Communication Skills in Autism (DHACA) using a book of bass technology. Results: After the intervention, two (16.67%) children acquired skill 2, eight (66.67%) the third and another two (16.67%) the fourth skill. The children presented heterogeneous phrasal construction levels with an increase in words from different grammatical classes, considering the communicative skills achieved after the intervention, reaching morphosyntactic structures composed of 3 to 7 words, with different pragmatic functions. Conclusion: The intervention with the implementation of the DHACA method contributed to morphosyntactic development, evidenced by the increase in vocabulary, length and complexity of sentences produced through a robust low-technology alternative communication system, promoting greater communicative functionality. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DFN) - Departamento de Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9069-7224 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Desenvolvimento da Morfossintaxe em Crianças Autistas com a implementação do Método DHACA.pdf | 219,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons