Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55352
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | POSTAL, Ricardo | - |
dc.contributor.author | LIMA, Marcela Pêpe de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T21:28:13Z | - |
dc.date.available | 2024-03-05T21:28:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-01 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Marcela Pêpe de Araújo. Considerações sobre um gênero literário emergente: a Fanfiction. 2024. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português - Licenciatura, Centro de Artes e Comunicações, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55352 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho se propõe a discutir e a legitimar o lugar das fanfictions dentro da literatura e, a partir disso, sugerir o seu uso em sala de aula para fins de letramento literário. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a leitura, a escrita, o letramento, a literatura e as fanfictions, em conjunto com uma análise da fanfic Bury Them Side By Side, da autora Asgeir, publicada no site Archive Of Our Own. Com base nos conceitos apresentados na fundamentação teórica, foi possível atestar como as fanfictions se constituem enquanto uma literatura fidedigna, uma vez que elas cumprem todas as funções humanizadoras que a literatura desempenha, segundo Candido (1972), e que formam leitores e escritores enquanto sujeitos que entendem, se envolvem e pluralizam sua vida social. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fanfiction | pt_BR |
dc.subject | Literatura emergente | pt_BR |
dc.subject | Gênero literário | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre um gênero literário emergente: a Fanfiction | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9910014724873520 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4468145682489069 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This present work aims to discuss and legitimize the place of fanfiction within literature and, based on this, suggest its use in the classroom for the purpose of literary literacy. To achieve this, a literature review was conducted on reading, writing, literacy, literature, and fanfiction, along with an analysis of the fanfic "Bury Them Side By Side" by the author Asgeir, published on the Archive Of Our Own website. Drawing on the concepts presented in the theoretical framework, it was possible to ascertain how fanfictions constitute a legitimate form of literature, as they fulfill all the humanizing functions that literature performs, as outlined by Candido (1972), and they also shape readers and writers as individuals who comprehend, engage with, and enrich their social lives. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-9666-9435 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcela Pêpe de Araújo Lima.pdf | 432,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons