Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55329

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Ana Carolina de Moraes Andrade-
dc.contributor.authorLEITE, Pedro Henrique de Siqueira-
dc.date.accessioned2024-03-04T15:58:09Z-
dc.date.available2024-03-04T15:58:09Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.date.submitted2024-03-01-
dc.identifier.citationLeite, Pedro Henrique de Siqueira. Design e Terroir: uma análise de rótulos de vinhos através da hierarquia informacional. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55329-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o estágio final da pesquisa de iniciação científica que teve como objetivo investigar as narrativas territoriais existentes nos rótulos de vinhos. Para tanto, observou-se as contribuições do design nas embalagens, mais especificamente em quarenta rótulos, num comparativo de estratégias dos dois polos produtores: vinte de Velho Mundo e vinte de Novo Mundo. No método de análise, em um primeiro momento deu-se foco à correlação das informações técnicas e dos elementos da comunicação visual, analisando as variáveis hierárquicas e diferenciadoras do sistema informacional e a aplicação dos atributos da linguagem visual dos rótulos selecionados. Na segunda etapa, a pesquisa teve como suporte analítico as dimensões semióticas do design, com ênfase nas narrativas territoriais apreendidas a partir da abordagem semântica das imagens contidas nos rótulos. Dessa forma, foi possível perceber que, a depender do lugar, são enfatizadas diferentes informações, gerando novas dinâmicas de sentido para que se apresentem não só as informações técnicas, mas também uma experiência que aproxima o produtor do consumidor por meio de características que remetem às tradições do universo vitivinicultor.pt_BR
dc.description.sponsorshipPIBICpt_BR
dc.format.extent109p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicação Visualpt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectHierarquia Informacionalpt_BR
dc.subjectRótulos de Vinhopt_BR
dc.titleDesign e Terroir: uma análise de rótulos de vinhos através da hierarquia informacional.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0557378150772805pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8718971529194229pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro Henrique de Siqueira Leite.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons