Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55268

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPERRELLI, Jaqueline Galdino Albuquerque-
dc.contributor.authorSANTOS, Robson Gomes dos-
dc.date.accessioned2024-02-29T11:49:05Z-
dc.date.available2024-02-29T11:49:05Z-
dc.date.issued2023-12-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Robson Gomes dos. Análise do padrão de consumo de álcool e outras drogas de estudantes de Ensino Superior do Nordeste Brasileiro. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55268-
dc.description.abstractO uso abusivo de álcool e/ou outras drogas têm crescido de forma progressiva entre diversas populações, especialmente entre os estudantes de ensino superior. Esse consumo problemático constitui-se como um problema de saúde pública mundial, com destacada contribuição dos determinantes sociais e condicionantes culturais, ético-legais, políticos, econômicos e tecnológicos. Isso desperta a necessidade de averiguar os padrões de consumo de álcool e outras drogas e os fatores a eles associados no contexto da educação superior. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os fatores associados aos padrões de consumo de álcool e/ou outras drogas por estudantes de cursos de nível superior de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 865 estudantes, maiores de 18 anos, matriculados na modalidade presencial dos cursos de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Recife. Utilizou-se um instrumento com informações sociodemográficas, acadêmicas, comportamentos de risco, consumo de álcool, de outras drogas e avaliação de saúde mental. Os dados foram organizados em uma planilha do software Excel e analisados com o auxílio do software Stata, por meio de estatística descritiva e inferencial. A investigação dos fatores associados ao uso de álcool e/ou outras drogas foi realizada por meio de Regressão Logística Multinomial, pelo método stepwise. Verificaram-se as Razões de Riscos Relativos, com seus respectivos intervalos de confiança, e o valor de p<0,05 foi considerado para fins de significância estatística. O uso de álcool, maconha e o uso simultâneo de ambas as drogas, nos últimos 30 dias, foi referido por 30,29%, 1,97% e 5,90% dos estudantes, respectivamente. Os fatores associados ao uso de álcool foram ter religião, pertencer a determinada classe social e ter atividade remunerada, sendo que a religião diminuiu as chances desse uso. Para o uso de maconha, os fatores associados foram ter tentado suicídio e ter atividade remunerada, ambos aumentando substancialmente a chance do uso de maconha. Já o uso simultâneo de ambas as drogas mostrou associação significativa com ter reprovado no último semestre, ser da população LGBTQIA+, ter religião e ter sofrido violência sexual, com a religião diminuindo as chances desse uso. As demais variáveis aumentaram a chance do uso simultâneo de álcool e maconha. Estratégias de prevenção ao uso de drogas podem incluir o suporte à saúde mental e programas de conscientização sobre os riscos associados, com ênfase nas necessidades específicas de grupos vulneráveis, como estudantes LGBTQIA+ e aqueles com histórico de violência sexual. Ademais, a implementação e/ou articulação com serviços de apoio à saúde mental, especialmente para estudantes com histórico de tentativa de suicídio, pode ajudar a reduzir o uso de maconha. Focar em intervenções nas escolas para estudantes que enfrentam desafios acadêmicos, como reprovações, pode ajudar a reduzir o uso simultâneo de álcool e maconha.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsumo de álcool na faculdadept_BR
dc.subjectDrogas ilícitaspt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleAnálise do padrão de consumo de álcool e outras drogas de estudantes de Ensino Superior do Nordeste Brasileiropt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFRAZÃO, Iracema da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7421968271828717pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4522398459160235pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxThe abusive use of alcohol and/or other drugs has been progressively increasing among various populations, especially among higher education students. This problematic consumption constitutes a global public health problem, with a notable contribution from social determinants and cultural, ethical-legal, political, economic, and technological conditions. This situation highlights the need to investigate the patterns of alcohol and other drugs consumption and the factors associated with them in the context of higher education. Thus, the aim of this study was to analyze the factors associated with the patterns of alcohol and/or other drugs consumption by students in higher education courses at a Federal Institute of Education, Science, and Technology. This is a cross-sectional study with a quantitative approach, conducted with 865 students over 18 years old, enrolled in the on-site higher education courses at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Pernambuco, Recife campus. A tool with sociodemographic, academic, risk behaviors, alcohol consumption, other drug use, and mental health assessment was used. The data were organized in an Excel spreadsheet and analyzed with the help of Stata software, using descriptive and inferential statistics. The investigation of factors associated with the use of alcohol and/or other drugs was carried out using Multinomial Logistic Regression, using the stepwise method. Relative Risk Ratios were verified, with their respective confidence intervals, and the value of p<0.05 was considered for statistical significance purposes. The use of alcohol, marijuana, and simultaneous use of both drugs in the last 30 days was reported by 30.29%, 1.97%, and 5.90% of the students, respectively. The factors associated with alcohol use were having a religion, belonging to a certain social class, and having a paid activity, with religion reducing the chances of this use. For marijuana use, the associated factors were having attempted suicide and having a paid activity, both substantially increasing the chance of marijuana use. The simultaneous use of both drugs showed a significant association with having failed the last semester, being from the LGBTQIA+ population, having a religion, and having suffered sexual violence, with religion reducing the chances of this use. The other variables increased the chance of simultaneous use of alcohol and marijuana. Drug prevention strategies may include support for mental health and awareness programs about the associated risks, emphasizing the specific needs of vulnerable groups, such as LGBTQIA+ students and those with a history of sexual violence. Furthermore, the implementation and/or coordination with mental health support services, especially for students with a history of suicide attempts, may help reduce marijuana use. Focusing on interventions in schools for students facing academic challenges, such as failures, can help reduce the simultaneous use of alcohol and marijuana.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0211095347273754pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Robson Gomes dos Santos.pdf
  Item embargado até 2026-02-24
4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons