Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55254

Compartilhe esta página

Título: “Huehuehue or die”? : Huerage e apropriações videolúdicas das noções de trolagem, identidade gamer e brasilidade na comunidade on-line brasileira de League of Legends
Autor(es): NASCIMENTO, Daniel Monteiro do
Palavras-chave: Sociologia; Interação social; Identidade gamer; Trolagem; Jogos para computador; League of Legends (Jogo)
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Daniel Monteiro do. “Huehuehue or die”?: Huerage e apropriações videolúdicas das noções de trolagem, identidade gamer e brasilidade na comunidade on-line brasileira de League of Legends. 2023. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: No Brasil, desde 2013, observa-se uma crescente visibilidade midiática e acadêmica de um conjunto de práticas comunicativas “tipicamente” brasileiras, popularmente conhecido como “huerage”. A huerage pode ser vista, em especial, nas interações sociais nos jogos computacionais multiusuários on-line (JCMO) e em seus serviços e ambientes on-line, mas também nas principais plataformas digitais e redes sociais, sobretudo, as utilizadas por grupos formados por pessoas interessadas em produtos da cultura pop e da cultura geek. De fato, alguns textos jornalísticos, de infoentretenimento e científicos relacionam a huerage a uma particular modalidade de humor brasileiro na internet, chamada de "zuera", e à trolagem (trote on-line), ora de maneira criativa, ora de modo problemático. Isto é, piadas, brincadeiras, críticas sarcásticas, troça, atitudes antiéticas e comportamentos disruptivos que abordam tanto conhecimentos e experiências partilhadas sobre os JCMO quanto temas sensíveis, assuntos do cotidiano e midiáticos, bem como certos conceitos atribuídos à noção de brasilidade, entre eles a cordialidade, a malandragem, o jeitinho brasileiro e o viralatismo cultural. A partir da análise de discurso crítica de textos encontrados em fórum de discussão on-line de JCMO, sobretudo, no fórum on-line brasileiro e oficial de League of Legends e também em textos publicados em portais de notícias e blogues brasileiros, esta tese busca compreender como as/os gamers brasileiras/os apreendem e expressam a huerage, apropriando-se, assim, das noções de trolagem, identidade gamer e de brasilidade. Neste sentido, percebe-se a necessidade de refletir acerca da colonialidade videolúdica: uma faceta do processo de colonialidade que se manifesta, principalmente, pela normalização de um contexto empresarial de consumo de jogos computacionais de alto custo voltados para um público-alvo formado, sobretudo, por homens. Por fim, conclui-se que a huerage materializa-se a partir de apropriações linguísticas e tecnológicas que buscam, ora aumentar a diversão e provocar o riso a todo custo, ora manifestar afirmação identitária, proteção individual e resistência coletiva nas comunidades on-line brasileiras voltadas para os JCMO.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55254
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Daniel Monteiro do Nascimento.pdf8,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons