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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55017

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUCENA, Sérgio-
dc.contributor.authorNEVES, Marcelo Porto-
dc.date.accessioned2024-02-05T17:16:46Z-
dc.date.available2024-02-05T17:16:46Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.citationNEVES, Marcelo Porto. Desafios do registro de marca no Brasil: um estudo dos principais fatores para a não concessão durante o período compreendido entre 2018 e 2022. 2023. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55017-
dc.description.abstractA presente dissertação trata das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores no tocante aos desafios para o registro de marca no Brasil. Este trabalho tem por objetivo geral apresentar um estudo dos principais fatores para a não obtenção da concessão do registro de marca no Brasil durante os anos de 2018 a 2022, respectivamente, nos períodos pré-pandemia, pandemia e pós-pandemia. Em âmbito específico, pesquisar o quantitativo das publicações do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em relação às decisões referentes aos pedidos de registro de marca no aludido período; explicar os critérios dessa autarquia federal na avaliação do pedido de registro de marca; e apresentar o resultado do estudo para colaborar com os empreendedores a fim de fomentar a proteção marcária, pautado nas normas que regulam a propriedade industrial, com base na sua função social, econômica, jurídica e técnica a que essas normas se destinam e com a finalidade de atender ao interesse social e o desenvolvimento econômico e tecnológico do país. O estudo foi realizado através de levantamento bibliográfico e documental, onde foram analisados alguns dos mais recentes artigos científicos publicados, livros dos mais renomados autores da Propriedade Intelectual (PI), especialmente do Direito Marcário, além da legislação pátria vigente e dos mais recentes entendimentos administrativos e jurisprudenciais. A metodologia utilizada foi uma abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo. Como resultado, tem-se a importância do planejamento da proteção marcária para as pessoas físicas e jurídicas que necessitam distinguir seus produtos e serviços dos seus concorrentes no ambiente do empreendedorismo competitivo, principalmente, através da elaboração de um parecer de viabilidade que demonstre o atendimento aos critérios da avaliação do INPI, antes do depósito do respectivo pedido de registro de marca, para evitar possíveis situações jurídicas e financeiras punitivas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subjectMarca registradapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.titleDesafios do registro de marca no Brasil : um estudo dos principais fatores para a não concessão durante o período compreendido entre 2018 e 2022pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0980526174966999pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0088457363574989pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovaçãopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation deals with the difficulties faced by entrepreneurs regarding the challenges for registering a trademark in Brazil. This work has the general objective of presenting a study of the main factors for not obtaining the granting decision of trademark registration in Brazil during the years 2018 to 2022, respectively, in the pre- pandemic, pandemic and post-pandemic periods. In a specific scope, research the number of publications by the National Institute of Industrial Property (INPI) in relation to the decisions referring to requests for trademark registration in the aforementioned period; explain the criteria of this federal autarchy in evaluating the application for trademark registration; and present the result of the study to collaborate with entrepreneurs in order to promote trademark protection, based on the norms that regulate industrial property, based on their social, economic, legal and technical function to which these norms are intended and with the purpose to meet the social interest and the economic and technological development of the country. The study was carried out through a bibliographical and documentary survey, where some of the most recent scientific articles published, books by the most renowned authors of Intellectual Property (IP), especially of Trademark Law, were analyzed, in addition to the current national legislation and the most recent administrative understandings. and case law. The methodology used was a quali-quantitative, descriptive approach. As a result, there is the importance of planning trademark protection for individuals and companies that need to distinguish their products and services from their competitors in the competitive entrepreneurship environment, mainly through the preparation of a clearence search that demonstrates compliance with the INPI assessment criteria, before filing the respective trademark registration application, to avoid possible punitive legal and financial situations.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

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DISSERTAÇÃO Marcelo Porto Neves.pdf
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