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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55006
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | PEREIRA, Sônia Virgínia Martins | - |
dc.contributor.author | SILVA, Andrezza Kessya Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T15:24:10Z | - |
dc.date.available | 2024-02-05T15:24:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Andrezza Kessya Mendes da. Reflexão sobre o ensino de português como L2 para surdos: uma revisão bibliográfica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55006 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre o ensino de português como segunda língua para alunos surdos usuários da língua brasileira de sinais (Libras), através de uma revisão bibliográfica. Para tanto, buscou-se analisar estratégias teórico-metodológicas que atendessem às especificidades de tais alunos. A natureza da língua portuguesa é predominantemente oral-auditiva, ao passo que a língua de sinais é primariamente espaço-visual. Desta forma, fez-se uso de pesquisa bibliográfica focada em educação de surdos, gêneros textuais e ensino de português como L2, a qual baseou-se, sobretudo, em Kalatai (2012), Quadros (1997, 2004, 2006, 2019), Carvalho (2019), Pereira (2014), Silva (2008), Gesser (2009), Marcuschi (2002), Oliveira (2010) e Araújo (2012). Constatou-se com o estudo que, devido a essa discrepância nas formas de expressão entre a língua portuguesa e a Libras, é necessário considerar abordagens de ensino no contexto do bilinguismo que englobem efetivamente os sistemas das duas línguas. Esta pesquisa possui relevância na formação de sujeitos surdos, pois apontamos que o ensino de gêneros multissemióticos é uma das possibilidades de ensino de português como L2 muito produtiva para os alunos surdos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Português L2 | pt_BR |
dc.subject | Alunos Surdos | pt_BR |
dc.title | Reflexão sobre o ensino de português como L2 para surdos: uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1673025156495316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The main objective of this work is to reflect on the teaching of Portuguese as a second language for deaf students who use the Brazilian sign language (Libras), through a bibliographical review. To this end, we sought to analyze theoretical-methodological strategies that met the specificities of such students. The nature of the Portuguese language is predominantly oral-auditory, while sign language is primarily spatial visual. In this way, bibliographical researches focused on deaf education, textual genres and teaching Portuguese as second language were used, which were based, above all, on Kalatai (2012), Quadros (1997, 2004, 2006, 2019), Carvalho (2019), Pereira (2014), Silva (2008), Gesser (2009), Marcuschi (2002), Oliveira (2010) and Araújo (2012). The study found that, due to this discrepancy in the forms of expression between the Portuguese language and Libras, it is necessary to consider teaching approaches in the context of bilingualism that effectively encompass the systems of both languages. This research is relevant in the training of deaf subjects, as we point out that teaching multisemiotic genres is one of the possibilities for teaching Portuguese as a second language that is very productive for deaf students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
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