Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54913

Comparte esta pagina

Título : Conhecimento sobre exercício intradialítico : um survey realizado com nefrologistas brasileiros
Autor : ALVES, Monaline do Nascimento
Palabras clave : Doença renal crônica; Exercício; Hemodiálise
Fecha de publicación : 10-nov-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ALVES, Monaline do Nascimento. Conhecimento sobre exercício intradialítico: um survey realizado com nefrologistas brasileiros. 2023. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Embora a doença renal crônica (DRC) evolua em sua fase terminal com a necessidade de realização de hemodiálise (HD) e os pacientes apresentem comprometimento físico e funcional, esses são de uma maneira geral considerados sedentários. Sendo o nefrologista o profissional de saúde que prioritariamente acompanha esses pacientes, e considerando que um programa de exercício intradialítico (EI), exercício realizado durante a HD, os beneficiaria, o presente estudo teve a preocupação de analisar o conhecimento dos nefrologistas possuem sobre exercício intradialítico e seus benefícios. O objetivo desse estudo foi avaliar o conhecimento dos nefrologistas brasileiros quanto à orientação para a realização sobre essa modalidade de exercício para pacientes com DRC, bem como, as informações recebidas pelos médicos durante a formação em nefrologia a respeitos do EI. Trata-se de um estudo do tipo Survey, desenvolvido com nefrologistas brasileiros cadastrados na Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário eletrônico, 262 participantes completaram o formulário, a região Sudeste concentrou a maior parte dos profissionais (47,3%), a maior parte dos nefrologistas possuíam 11 anos ou mais (55,3%) e trabalhavam nos setores privados e públicos (57,3%). Os principais desfechos avaliados foram o conhecimento dos nefrologistas sobre o EI (OR 11.36, IC 95% 2.92 a 44.07, p<0,01), a orientação dos pacientes para a realização EI (OR 8.03, IC 95% 1.50 a 42.79, p=0.01) e o conhecimento sobre a importância do exercício físico durante a formação em nefrologia (OR=8.84, IC 95% 1.04 a 74.71, p=0,04 entre os nefrologistas que não receberam essa informação e OR=12.93, IC 95% 1.53 a 109.15, p=0.01 e entre aqueles que tinham recebido essa informação e indicavam o EI). Também foi observado que os profissionais que apresentassem mais anos de formação na área apresentaram menos chances de ter recebido informação sobre o EI (OR=0,13; IC 95% 0,04 a 0,39; p<0,00). Como conclusão, os nefrologistas com conhecimento sobre o EI apresentaram mais chances de orientar seus pacientes e, aqueles profissionais com maior tempo de atuação na área, apresentaram menos chances de ter recebido informação sobre o EI.
Descripción : ALVES, Monaline do Nascimento também é conhecida em citações bibliográficas por: CORDEIRO, Monaline do Nascimento Alves.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54913
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Fisioterapia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Monaline do Nascimento Alves.pdf9,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons