Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54887

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcelo Lins Muniz de Melo-
dc.contributor.authorALMEIDA, Ialle Manoela-
dc.contributor.authorBARBOSA, Michele Romana da Silva-
dc.date.accessioned2024-01-30T17:17:27Z-
dc.date.available2024-01-30T17:17:27Z-
dc.date.issued2023-04-30-
dc.date.submitted2024-01-26-
dc.identifier.citationBARBOSA, Michele Romana da Silva; ALMEIDA, Ialle Manoela. Dificuldades da aprendizagem matemática no ensino médio, 2024, Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54887-
dc.description.abstractO presente trabalho discute sobre o impacto de algumas práticas de ensino e aprendizagem durante a Educação básica que podem dificultar a aprendizagem matemática no ensino médio, visando compreender se são passíveis de total descarte no ciclo de ensino ou apenas de retificação. Em suma, a Matemática é carregada de estigmas, já que por se tratar de uma ciência exata, necessita de maior cuidado, na busca pelos resultados necessários aos cálculos, portanto, os alunos costumam taxá- la de difícil, além de em alguns casos descartá-la totalmente dos momentos de estudo em casa, já que acreditam não serem capazes de aprender, contudo, faz-se necessário diagnosticar as raízes de tais dificuldades, que podem ser, entre outros, de caráter metodológico, devido à formação inadequada de alguns profissionais da área, ou devido à falta de interesse por parte dos alunos. Geralmente se iniciam nos anos iniciais da Educação Básica, perpassando todo o ensino fundamental e se consolidando no Ensino Médio, momento em que os alunos deveriam estar familiarizados ao menos com o nível intermediário da disciplina abordada no currículo nacional de educação.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstigmaspt_BR
dc.subjectCálculospt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.titleDificuldades da aprendizagem matemática no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6596933221570288pt_BR
dc.description.abstractxThe present work discusses the impact of some teaching and learning practices during Basic Education that can hinder the learning of Mathematics in High School, aiming to understand if they are liable to be completely discarded in the teaching cycle or just rectified. In short, Mathematics is full of stigmas, since, as it is an exact science, it requires greater care in the search for the results necessary for calculations, therefore, students tend to rate it as difficult, in addition to in some cases discarding it. them completely from the moments of study at home, since they believe they are not capable of learning, however, it is necessary to demonstrate the roots of such difficulties, which may be, among others, of a methodological nature, due to the formation of some professionals in the field, or due to lack of interest on the part of students. They always start in the early years of Basic Education, running through all of Elementary School and consolidating in High School, when students should be enrolled with at least the intermediate level of the subject studied in the national education curriculum.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - IALLE MANOELA ALMEIDA E MICHELE ROMANA DA SILVA BARBOSA-1.pdf600,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons