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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54797

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Gilda Lisbôa-
dc.contributor.authorLUNA, Luan Costa de-
dc.date.accessioned2024-01-26T14:29:36Z-
dc.date.available2024-01-26T14:29:36Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationLUNA, Luan Costa de. Ensino e aprendizagem de amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54797-
dc.description.abstractEm uma sociedade que circula diariamente grande quantidade de informações, se faz necessário que os estudantes desenvolvam habilidades concernentes à pesquisa, como a definição da população a ser investigada (censo ou amostra), de maneira a fazer julgamentos bem fundamentados e tomar decisões apropriadas. Nesse contexto, no Ensino Fundamental, a BNCC apresenta habilidades explícitas de conceitos relacionados à amostragem do 7o ao 9o ano. Porém, não há uma efetiva gradação entre elas. Assim, essa pesquisa teve como objetivo propor uma gradação da aprendizagem de conceitos relacionados à amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental (6o ao 9o ano). Para tanto, foram desenvolvidos três estudos interrelacionados. O primeiro analisou todos os 88 livros didáticos aprovados nas edições de 2017 e 2020 do PNLD, buscando verificar o que tem sido proposto para os estudantes. No segundo estudo foi realizada uma sondagem com 307 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental buscando compreender o que sabiam sobre amostragem. E por fim, o terceiro estudo experimental, no qual foi desenvolvido um processo interventivo com turmas do 6o e 9o ano, totalizando 350 estudantes. Os resultados do Estudo 1 revelaram que as propostas de atividades atendem as demandas postas nas orientações curriculares de tal modo que o PNLD 2020 possui maior ênfase em conceitos interligados a amostragem. Nessa análise, observamos aspectos que necessitam atenção devido ao excesso de (i) dados fictícios, (ii) população/amostra em contexto de pessoas e (iii) situações de apenas identificar a técnica de amostragem utilizada na pesquisa. Além disso, notamos ausência de atividades que contemplassem a variabilidade da variável e amostral, o conceito de margem de erro e relação com tamanho da amostra. Por outro lado, percebemos aspectos positivos como orientações das atividades ao professor no formato U e as propostas de pesquisa estatística. No Estudo 2 notamos uma progressão do desempenho dos estudantes em relação a escolaridade. Verificamos que houve diferença estatística significativa no desempenho dos estudantes, particularmente, entre o 6o e o 9o ano. Esses resultados nos propiciaram elaborar e desenvolver a intervenção. Realizamos um estudo experimental com pré-teste, intervenção de ensino e pós-teste. As análises estatísticas indicam, conforme esperado que, as turmas que passaram pela intervenção tiveram melhor desempenho do que as que não participaram. Entretanto, ressaltamos que o desempenho das turmas de intervenção do 6o ano no pós-teste foi estatisticamente significativo superior as turmas de 9o ano no pré-teste, sugerindo assim, a possibilidade de aprendizagem desde aquele ano escolar. Percebemos que o processo de intervenção foi eficaz, uma vez que, os estudantes puderam repensar algumas crenças e atitudes quanto as pesquisas amostrais, em especial, a margem de erro e a amostragem aleatória simples. Além disso, perceberam e justificaram adequadamente vieses na seleção de amostra, assim como, estabelecerem adequadamente a relação entre população e amostra. Isso devido a um leque de elementos de conhecimentos do Letramento Estatístico que as atividades permitiram mobilizar em ações que incentivavam o diálogo, a troca e a sistematização por parte dos estudantes. Em seguida, tivemos condições de elaborar a gradação para a aprendizagem de conceitos relacionados a amostragem, a qual se baseou nos resultados dos três estudos da tese. Distribuída nos anos finais do Ensino fundamental, a gradação apresenta habilidades das mais simples as mais sofisticadas em termos de compreensão para os estudantes. Acreditamos que ela poderá permitir um ensino sistemático e progressivo dos conceitos, possibilitando a construção de estratégias de ensino que irão favorecer professores da educação básica, como também, os estudantes, elaboradores de propostas curriculares, autores de livros didáticos, processos formativos, dentre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de amostragem nos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1220087994837408pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2681053695821897pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxIn a society that daily circulates a large amount of information, it is necessary for students to develop research-related skills, such as defining the population to be investigated (census or sample), to make well-founded judgments and appropriate decisions. In this context, in Elementary Education, the BNCC presents explicit skills related to sampling from the 7th to the 9th grade. However, there is no effective progression among them. Thus, this research aimed to propose a progression of learning concepts related to sampling in the final years of Elementary Education (6th to 9th grade). For this purpose, three interrelated studies were developed. The first analyzed all 88 textbooks approved in the 2017 and 2020 editions of PNLD, seeking to verify what has been proposed for students. In the second study, a survey was conducted with 307 students from the final years of Elementary Education to understand what they knew about sampling. Finally, the third experimental study involved an intervention process with 6th and 9th-grade classes, totaling 350 students. The results of Study 1 revealed that the proposed activities meet the demands outlined in the curriculum guidelines in such a way that PNLD 2020 places greater emphasis on concepts related to sampling. In this analysis, we observed aspects that require attention due to the excess of (i) fictitious data, (ii) population/sample in the context of people, and (iii) situations of merely identifying the sampling technique used in the research. Additionally, we noticed the absence of activities that addressed the variability of the variable and sample, the concept of margin of error, and the relationship with sample size. On the other hand, we observed positive aspects such as activity guidance to teachers in the U-format and proposals for statistical research. In Study 2, we noted a progression in the students' performance in relation to their education. We found a statistically significant difference in the students' performance, particularly between the 6th and 9th grades. These results led us to formulate and develop the intervention. We conducted an experimental study with pre-test, teaching intervention, and post-test. Statistical analyses indicate, as expected, that the classes that underwent the intervention performed better than those that did not participate. However, we emphasize that the performance of the 6th-grade intervention classes in the post-test was statistically significantly superior to the 9th-grade classes in the pre-test, suggesting the possibility of learning from that school year. We realized that the intervention process was effective, as students were able to reconsider some beliefs and attitudes regarding sample surveys, especially margin of error and simple random sampling. In addition, they perceived and justified biases in sample selection appropriately, as well as established a proper relationship between population and sample. This was due to a range of elements of Statistical Literacy that the activities allowed to mobilize in actions that encouraged dialogue, exchange, and systematization by students. Subsequently, we were able to develop the progression for learning concepts related to sampling, which was based on the results of the three studies in the thesis. Distributed in the final years of Elementary Education, the progression presents skills from the simplest to the most sophisticated in terms of understanding for students. We believe that it could enable systematic and progressive teaching of concepts, allowing the construction of teaching strategies that will benefit elementary school teachers, as well as students, curriculum proposal developers, textbook authors, formative processes, among others.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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