Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54574
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, Thiago | - |
dc.contributor.author | MONTEIRO, Ylana de Lira | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T19:48:13Z | - |
dc.date.available | 2024-01-11T19:48:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-12 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Ylana de Lira. Diversidade idiomática e plataformização da música: estudo de caso do TikTok na ascensão mercadológica das músicas não anglófonas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Jornalismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54574 | - |
dc.description.abstract | A partir da ascensão da plataforma de vídeos TikTok identifica-se uma mudança significativa na indústria fonográfica sobretudo do ponto de vista geopolítico: o incremento no consumo musical de faixas musicais não-anglófonas. Esta monografia investiga, a partir de uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos, a circulação de canções não-anglófonas no TikTok e sua consolidação nos charts (as paradas de faixas mais ouvidas) evidenciando também um novo ecossistema de consumo musical que conjuga instituições consolidadas do mercado (rádio, televisão, etc) com as plataformas digitais de consumo (Spotify, Deezer e TikTok). A ênfase da pesquisa se dá na plataforma chinesa TikTok na medida em que sua origem no contexto chinês parece causar uma ruptura nos pressupostos da anglofonia no consumo cultural. A partir da combinação dos Estudos de Plataforma com o debate sobre Geopolítica e Soft Power, entende-se como resultado desta investigação que: 1. o papel dos usuários do TikTok nos usos das ferramentas da plataforma e de seus formatos é central na formação de novos hábitos de consumo que passa pela diversidade idiomática; 2. grande parte das músicas viralizadas na plataforma são de língua não-inglesa, o que coloca em evidência além da diversidade idiomática, também a diversidade cultural; 3. a “crise da anglofonia” que o TikTok destaca parece apontar para uma mudança do eixo geopolítico do mundo, com a ascensão econômica da China e cultural da Coreia e a formação de novos agentes culturais vindos da América Latina e da África. | pt_BR |
dc.format.extent | 97p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TikTok | pt_BR |
dc.subject | Plataformização | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Anglofonia | pt_BR |
dc.title | Diversidade idiomática e plataformização da música: estudo de caso do TikTok na ascensão mercadológica das músicas não anglófonas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8404228786481624 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Since the rise of the TikTok video platform, a significant change has been identified in the music industry, especially from a geopolitical point of view: the increase in music consumption of non-English-speaking music tracks. This monograph investigates, using a combination of quantitative and qualitative methods, the circulation of non-English-speaking songs on TikTok and their consolidation in the charts (the most listened to tracks), also showing a new ecosystem of music consumption that combines consolidated institutions of the market (radio, television, etc) with digital consumer platforms (Spotify, Deezer and TikTok). The emphasis of the research is on the Chinese platform TikTok, as its origin in the Chinese context seems to cause a rupture in the assumptions of Anglophone cultural consumption. From the combination of Platform Studies with the debate on Geopolitics and Soft Power, it is understood as a result of this investigation that: 1. the role of TikTok users in the use of platform tools and their formats is central in the formation of new consumption habits that go through idiomatic diversity; 2. most of the songs that went viral on the platform are non-English, which highlights cultural diversity in addition to idiomatic diversity; 3. The “Anglophone crisis” highlighted by TikTok seems to point to a change in the world's geopolitical axis, with the economic rise of China and the cultural rise of Korea and the formation of new cultural agents from Latin America and Africa. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Jornalismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Jornalismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ylana de Lira Monteiro.pdf | 5,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons