Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54536

Compartilhe esta página

Título: PATRIMÔNIO, EDUCAÇÃO E CULTURA: O PROCESSO DE PRESERVAÇÃO DO SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA (1960-1970).
Autor(es): SPINDOLA, Giovanna Gabrielle Schwambach da Fonseca Leite
Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Turismo Cultural; Sítio Histórico de Olinda; Missões da UNESCO no Brasil; Educação Patrimonial.
Data do documento: 6-Out-2023
Citação: SPINDOLA, Giovanna Gabrielle Schwambach da Fonseca Leite. Patrimônio, educação e cultura: o processo de preservação do sítio histórico de Olinda (1960-1970). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O objetivo deste presente trabalho é discutir sobre a preservação do Sítio Histórico de Olinda, com ênfase no seu tombamento, realizado em 1968, e na participação local dos moradores nesse processo de preservação, iniciada na década de 1970 através da substituição do perfil de moradores que viviam na região. A princípio, será realizado um debate sobre a trajetória das políticas preservacionistas no país, com enfoque na década de 1960, em que a DPHAN, aliando-se à UNESCO, utiliza-se do Turismo Cultural para promover a preservação dos sítios históricos brasileiros, visando estimular a economia do país. Em seguida, serão explanadas as Missões UNESCO no Brasil – mais precisamente em Olinda –, resultado da parceria entre ambos os órgãos, e que foi realizada entre os anos de 1966 e 1967, atuando como um dos fatores contribuintes para o tombamento do sítio histórico. Na mesma seção, também será discutido sobre o início da mobilização local na cidade em prol da preservação do sítio histórico, com destaque para a campanha “Olinda pede socorro”, realizada em 1979. Por fim, será proposto um debate sobre a Educação Patrimonial enquanto ferramenta de potencialização do reconhecimento da importância de se preservar o patrimônio cultural, discutindo-se sobre os impasses vivenciados pelo campo, e propondo-se caminhos a serem seguidos pelas esferas de poder, pelas instituições educacionais formais e informais e pelo ensino de história, com o propósito de capacitar os cidadãos sobre os debates que envolvem o patrimônio cultural, inserindo-os nessa discussão e estimulando o espírito crítico, a construção de identidade, o respeito à alteridade de outros grupos e a criação de laços de pertencimento e afetividade com o patrimônio cultural local.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54536
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo de TCC - Giovanna Spindola - 2023 - ATUALIZADO.3.pdf623,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons