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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54505
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Título: | Três espectros assombrosos: Inês de Castro no romance histórico português de Seomara da Veiga Ferreira |
Autor(es): | ALMEIDA, Leandro de Sousa |
Palavras-chave: | Inês de Castro; Seomara da Veiga Ferreira; Romance Histórico; Ensino de Língua e Literatura no Ensino Médio; Sequência Didática |
Data do documento: | 6-Out-2023 |
Citação: | ALMEIDA, Leandro de Sousa. Três Espectros Assombrosos: Inês de Castro no Romance Histórico Português de Seomara da Veiga Ferreira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A monografia apresenta os resultados de uma investigação sobre a representação da figura mito-histórica de D. Inês de Castro, rainha post mortem de Portugal do século XIV, no romance histórico português contemporâneo Inês de Castro: A Estalagem dos Assombros (2005), da escritora lisboeta Seomara da Veiga Ferreira. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica com ênfase no caráter de exploração e explicação do fenômeno de (re)inventividade da história de Inês de Castro na produção romanesca inesiana contemporânea de autoria de mulheres portuguesas. Diante da ausência do tema Inês de Castro na sala de aula, justifica-se a imprescindibilidade não só de uma análise do romance, como também da elaboração de uma proposta de abordagem desta obra no âmbito da prática de leitura literária na aula de língua portuguesa e literatura do Ensino Médio, através de uma Sequência Didática para professoras(es). No capítulo (1) Pedro e Inês: o mito do amor até ao fim do mundo, apresenta-se uma síntese do enredo histórico, lendário e mítico dos amores de D. Pedro e D. Inês de Castro, tomando como base Almeida (2021), Gil (1975) e Toledo (2008). No capítulo (2) Notas sobre o Romance Histórico, apresenta-se o resultado de uma discussão sobre as relações de interseccionalidade entre literatura e história como potencialização do processo de ficcionalização no romance histórico, tendo como base os estudos de Bessa-Luís (1983) e Benjamin (1987). No capítulo (3) Sobrevidas em Inês de Castro: a Estalagem dos Assombros, apresenta-se o resultado da investigação concernente à representação de Inês de Castro, elaborando um modo de interpretar a obra à luz do conceito de sobrevida de Reis (2017) em torno da teoria da refiguração de personagens literárias e não-literárias, visto que no registro da narradora, D. Beatriz, a presença dos espectros de bruxa, princesa e deusa realizam uma viagem espaciotemporal que reverbera na r(e)inventividade da figura histórica da rainha Inês de Castro. No capítulo (4) Inês de Castro na aula de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio, buscou-se contribuir para a aproximação do público escolar da história da realeza portuguesa do século XIV mediada pelo romance histórico, razão que foi elaborada uma Sequência Didática a ser tomada como proposta de recurso pedagógico para os professores do Ensino Médio, tendo como base a BNCC (2018) e os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54505 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
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