Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54456

Comparte esta pagina

Título : Perfil socioeconômico, demográfico e antropométrico materno e sua associação com o diagnóstico nutricional de crianças em um hospital universitário
Autor : SOUZA, Noah Luís Lourenço
Palabras clave : Diagnóstico nutricional infantil; Baixa estatura; Renda familiar
Fecha de publicación : 20-oct-2022
Citación : SOUZA, Noah Luís Lourenço. Perfil socioeconômico, demográfico e antropométrico materno e sua associação com o diagnóstico nutricional de crianças em um hospital universitário. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil socioeconômico, demográfico e antropométrico materno e estudar sua associação com o diagnóstico nutricional infantil, por meio de um estudo do tipo série de casos com amostragem por conveniência, envolvendo crianças com idade entre seis meses a cinco anos sob atendimento ambulatorial e crianças admitidas para internamento no Hospital das Clínicas de Pernambuco (HCPE). Foi utilizado um formulário, para obtenção das informações das crianças, estado nutricional (baixa estatura e excesso depeso) e aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e das variáveis maternas,como estado nutricional, renda familiar e escolaridade. A baixa estatura foi definida com base no índice estatura-para-idade < -2 desvios-padrão. O Índice de Massa Corporal para idade (IMC-para-idade) foi utilizado para diagnóstico doexcesso de peso (> +1 escore z). Os dados obtidos foram comparados com o padrão proposto em 2006 pela Organização Mundial de Saúde. Foram encontradas associações estatisticamente significantes entre a renda familiar ≤1 salário mínimo e a baixa estatura infantil. Foram também encontradas tendências de associação da baixa estatura com o sexo masculino, com não ter excesso de peso, com a idade materna < 25 anos e menor renda. Em relação ao excesso de peso infantil, não foram encontradas associações estatisticamente significantes com as variáveis maternas estudadas. Conclui-se que a renda familiar foi um fator importante para o desenvolvimento de déficits nutricionais e que mais estudos são necessários.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54456
Aparece en las colecciones: (TCC) - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Noah Luís Lourenço de Souza.pdf1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons