Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54388
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SAYÃO, Sandro Cozza | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vitória Jeniffer Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T19:44:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T19:44:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-19 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vitória. " Nós não é o plural de Eu" : A contribuição do pensamento ético de Emmanuel Levinas para o ensino de filosofia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Filosofia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54388 | - |
dc.description.abstract | Considerando que a ética é imprescindível para o funcionamento da sociedade e que o papel da educação Brasileira é formar cidadãos, a educação no Brasil, possui como principal o conceito de Educar enquanto Formar. Assim, é preciso pensar acerca do modelo de cidadão que pretende-se formar com a educação. O objetivo da presente pesquisa, é contrapor duas formas de se fazer educação. A 1°, seguindo a via da ontologia e totalidade, enquanto a segunda, a partir da inspiração ética levinasiana, isto é da ética da alteridade, enfatizando a importância de formar enquanto Humanizar. Humanização que aparece enquanto responsabilidade, pautada na vivência do cuidado, da generosidade, e do acolhimento que podem ser estimulados por meio do redirecionamento do desejo à ética. No entanto, para que a vivência humana seja possível, o Eu precisa despertar da dimensão da totalidade e da ontologia que o prende a indiferença e a violência diante do mundo. Assim, será feito o uso do pensamento do filósofo Emmanuel Levinas, considerando os conceitos de Ética, Rosto, Responsabilidade( Respeito), Desejo, e Acolhimento (p.146), presentes nas obras “ Entre Nós: Ensaios sobre a alteridade” (1997), “Ética e infinito” (1982) e Totalidade e infinito (1980) (tal como aparece no 2° parágrafo da p.8) A partir de uma pesquisa teórica e bibliográfica. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Desejo | pt_BR |
dc.subject | Totalidade | pt_BR |
dc.title | “NÓS NÃO É O PLURAL DE EU” : A contribuição do pensamento ético de Emmanuel Levinas para o ensino de filosofia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6446535381468823 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6484943095710587 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Considering that ethics is essential for the functioning of society and that the role of Brazilian education is to form citizens, education in Brazil has as its main concept Educating forming. Thus, it is necessary to think about the model of citizen that education intends to form. The objective of this research is to contrast two ways of doing education. The 1st, following the path of ontology and totality, while the second, based on the Levinasian ethical inspiration, that is, on the ethics of otherness, emphasizing the importance of training as a humanizer. The humanization that presents itself as responsibility, based on the experience of care, generosity and welcoming that can be stimulated by redirecting desire towards ethics. However, for the human experience to be possible, the Self needs to awaken from the dimension of totality and ontology that binds it to indifference and violence in the face of the world. Therefore, the thought of the philosopher Emmanuel Levinas will be used, considering the concepts of Ethics, Face, Responsibility (Respect), Desire and Reception (p.146), present in the works “Among Us: Essays on alterity” (1997 ) , “Ethics and infinity” (1982) and Totality and infinity (1980) (as shown in the 2nd paragraph on p.8) Based on theoretical and bibliographical research. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Filosofia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vitória Silva.pdf | 304,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons